Investimentos feitos pela prefeitura municipal de João Pessoa asseguram o reforço da segurança pública na Capital, contemplando escolas, praças, parques da Lagoa, da Bica, centros de referência em educação infantil, centros de referência em assistência social e orla marítima da Capital. A previsão é de que até o final deste ano um grupo de guardas municipais esteja utilizando armas de fogo. O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) entregou novas motos, viaturas cabine dupla, coletes balísticos, tonfas e algemas, para serem utilizados pelos guardas encarregados da segurança nas vias públicas.
A questão mais polêmica é o porte de arma pelos guardas municipais. O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, explicou que a decisão de tornar a Guarda Municipal armada foi do prefeito Luciano Cartaxo, tomada no início deste ano, tendo sido separados em grupos os guardas que utilizarão armamento. Foram 100 horas/aulas no stand da academia de Polícia Militar e também foi feito o laudo psicológico, obedecendo exigências da Polícia Federal. Cartaxo destacou que a Capital tem hoje uma Guarda renovada, motivada e equipada com toda a infraestrutura necessária, de modo a ser referência na Paraíba e no Brasil.
A respeito do porte de armas pelos guardas municipais, o gestor disse que os selecionados passaram por treinamento e aguardam autorização da Polícia Federal para atuarem. Quando estiverem 100% capacitados, preparados e em condições de prestar o serviço à população de maneira mais efetiva, será oficializado o esquema de segurança, com perspectiva de que aconteça até o final do ano. “Investir na segurança pública preventiva cidadã é importante para a cidade e constitui prioridade da atual administração”, pontuou Luciano Cartaxo.