Por ocasião do transcurso, hoje, do Dia do Professor, entidades que representam a categoria na Paraíba manifestaram-se contra a desvalorização do magistério por parte dos poderes públicos. Numa mensagem divulgada em jornal, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba saúda o profissional “que contribui para o processo de formação do cidadão e da cidadã brasileiros” e afirma que ele deveria ser valorizado e incentivado constantemente, em virtude do seu papel relevante, ocupando lugar central na sociedade, garantindo o ensino e a formação dos que procuram a escola como forma de obter crescimento, conhecimento e instrução no saber”.
O Sintep observa que a realidade é desoladora para o magistério. “Há no país professores que são obrigados a enfrentar o desrespeito ao piso salarial nacional, a desvalorização da carreira, falta de infraestrutura nas escolas, violência no ambiente de ensino, assim como na comunidade escolar”, ressalta o órgão, pontuando, no que diz respeito à desvalorização da carreira, que o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação no Estado da Paraíba, apesar de revisado, ainda não entrou em vigor e o governo continua protelando soluções a respeito.
Enfatiza o Sindicato: “Em 2017, a Educação do Estado da Paraíba recebeu a instauração das Organizações Sociais atuando nos serviços da escola pública. Trata-se da famosa Gestão Pactuada, que é um passo para a terceirização da educação, uma afronta a todos os direitos conquistados pela categoria ao longo dos anos e que pode ser traduzido como desmonte da educação paraibana”. O Sintep-PB defende a valorização dos professores, assim como de todo os profissionais da Educação estadual, com as condições adequadas para a realização do seu trabalho. Propõe, também, qu seja legitimada a gestão democrática da educação, com o estabelecimento imediato do PCCR revisado e acordado junto à Secretaria de Educação e pelo fim das políticas que promovem a terceirização dos serviços de educação estadual.
Mesmo diante da realidade desoladora enfrentada, a entidade sindical parabeniza a todos os professores e professoras pelo seu dia, ao mesmo tempo em que reitera o seu compromisso com toda a categoria de continuar a lutar pela manutenção dos seus direitos, por mais conquistas e na busca constante por uma Educação pública, gratuita e de qualidade. O Sintep-PB tem feito gestões junto a deputados estaduais, principalmente da oposição, no sentido de que pressionem o governo Ricardo Coutinho a adotar uma maior transparência e sensibilidade no encaminhamento das reivindicações do magistério. Adverte que as chamadas medidas de pactuação, que configuram a terceirização do ensino, são implementadas sem aprofundamento do diálogo com as entidades setoriais, e que isto traduz, em certa medida, a desconsideração da administração pública para com os pleitos dos que se dedicam a formar gerações nesta parte do Nordeste brasileiro.