A partir de um requerimento apresentado pelo vereador Marcos Henriques (PT), pedindo à Prefeitura da Capital a manutenção das instalações do Mercado Público de Oitizeiro, o tema foi amplamente discutido pelos parlamentares na sessão ordinária desta terça-feira (17), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
O requerimento foi fruto de visita de integrantes da bancada de oposição no local, que encontrou diversos problemas no mercado. Encontramos esgoto a céu aberto, em um local onde a higienização deveria ser prioritária. Alimentos acomodados onde tinha lixo e animais circulando livremente. O pior é que não existe a menor perspectiva de melhoria, destacou Marcos Henriques. Humberto Pontes (Avante) acrescentou que falta limpeza e infraestrutura no local.
Sandra Marrocos (PSB) ocupou a tribuna da Casa para relatar a visita e chamar a responsabilidade da gestão municipal para resolver os problemas encontrados pela caravana da oposição. A prerrogativa da gestão dos mercados é da Prefeitura, que não foi dada continuidade desde a gestão passada. Faça com o Mercado de Oitizeiro o que fez com o Mercado da Torre, enfatizou a parlamentar, elogiando a reforma feita no equipamento público do Bairro da Torre.
O vereador João Almeida (SD) destacou que foi secretário de Desenvolvimento Urbano do município por um ano e que o problema dos mercados públicos não é diretamente da gestão municipal. A oposição tem razão, existem problemas sérios nos mercados de João Pessoa. Mas no Mercado de Cruz das Armas, no Rangel, em Oitizeiro e até na Torre, que foi gasto milhões de reais na reforma, o problema é de esgotamento sanitário, e esse problema é com a Cagepa, afirmou.
Já Tibério Limeira (PSB) rebateu a afirmação de João Almeida. Esgoto correndo no meio do mercado é de responsabilidade do dono do mercado que, nesse caso, é a prefeitura. Repassar essa responsabilidade é muito fácil, assumir os erros é mais complicado, retrucou.
O líder da situação na Casa, Milanez Neto (PTB), destacou que o projeto de reforma do Mercado de Oitizeiro está em conclusão, juntamente com o do Bairro dos Estados e o de Jaguaribe. Mais três mercados públicos receberão reformas. Compreendo o papel da oposição, que é trazer os problemas da cidade, mas ela também deve reconhecer os avanços, destacou o líder.
Clarisse Oliveira