Após ter saído o ranking da Controladoria Geral da União (CGU), que mostrou uma queda vertiginosa da prefeitura de João Pessoa no quesito transparência, eis que surge um outro ranking, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com números bem mais favoráveis.
De posse dos números a PMJP tratou logo de espalhar a boa notícia. O release informa que João Pessoa acaba de ser apontada como primeiro lugar no Nordeste e terceira melhor posicionada entre as capitais brasileiras, conforme o ranking do Índice Geral de Transparência Ativa, elaborado pelos professores da Fundação Getúlio Vargas.
O índice de transparência é fruto do estudo denominado Transparência Local no Brasil: Avaliando a Aplicação da Lei de Acesso nos estados e nas grandes cidades. O trabalho foi organizado pelo professor Gregory Michener, um canadense naturalizado brasileiro, com mestrado e doutorado pela universidade do Texas, nos Estados Unidos, e membro da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), da FGV.
A prefeitura tratou também de espalhar que o governo da Paraíba não aparece bem na fita. “Levando-se em consideração os mesmos quesitos avaliados pela FGV no estudo sobre as prefeituras, o Governo da Paraíba ficou em penúltimo lugar entre os Estados, à frente apenas de Sergipe e logo atrás do Mato Grosso, Amazonas e Acre”, ressalta o release.
Fonte: CGU