O presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB), confirmou que a Casa volta a discutir amanhã o Projeto da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2018. Haverá uma sessão pública, com a participação de deputados, representantes dos poderes e de entidades da sociedade, juntamente com o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Orçamento Waldson de Sousa, que irá apresentar e esclarecer o orçamento do Executivo estadual para o próximo exercício.
Gervásio ressaltou a situação econômica dos Estados e frisou ser preocupante a possibilidade de redução do duodécimo, mas salienta que as medidas com vistas a evitar prejuízos maiores já foram tomadas. “É por essa preocupação que nós temos adotado medidas econômicas que possam ser cumpridas rigorosamente com as obrigações da Assembleia. No ano que vem, o orçamento prevê mais queda. Isso preocupa, mas é preciso que cada um se ajuste dentro da realidade vivida no país”, adiantou. De acordo com Gervásio, o governo Ricardo Coutinho tem feito um trabalho sério e zeloso. Disse, ainda, ser lamentável que a crise política tenha ocasionado uma crise econômica, manifestando a expectativa de que os obstáculos sejam contornados para que o Estado possa voltar a se desenvolver.
Somente após a audiência pública para debater a LOA é que a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa vai poder definir a data em que o relatório final do projeto será votado. O deputado Gervásio Maia lembrou que após a votação da peça em plenário vai ter início o recesso parlamentar, período em que serão retomadas as obras físicas de reforma da sede do Legislativo. O processo de licitação está em andamento e as mudanças, de conformidade com Gervásio, vão garantir a melhoria no espaço de trabalho da Assembleia.
Em contato com repórteres, Gervásio Maia voltou a defender o nome do secretário João Azevedo, de Infraestrutura e Recursos Hídricos, para disputar o governo do Estado em 2018 pelo PSB. Alegou que ele é um técnico com profunda capacidade e conhecimento da realidade do Estado, podendo oferecer contribuições valiosas no encaminhamento das questões ligadas ao desenvolvimento da Paraíba. “Aliás, o secretário João Azevedo já tem se credenciado por conduzir com esmero e eficiência ações importantíssimas que estão sendo colocadas em prática pela administração de Ricardo Coutinho”.
Nonato Guedes