O site da UNESCO, órgão das Nações Unidas, mencionou João Pessoa, capital da Paraíba, como uma das novas 64 Cidades Criativas reconhecidas pela instituição, ao lado de Brasília e Paraty, no Rio de Janeiro. Ao todo, as cidades são representadas por 44 países e foram designadas na categoria de “criativas” pela diretora geral, Irina Bokova. Juntam-se a uma rede na linha de frente dos esforços da Unesco para a promoção da inovação e da criatividade como motores essenciais para o desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo. Essa rede atrai o crescente interesse de autoridades locais.
A criatividade das cidades criativas é mensurada pela Unesco em pelo menos sete áreas de atividade: artesanato e artes populares, artes digitais, design, cinema, gastronomia, literatura e música. Atualmente há 180 cidades nessa categoria em 72 países. A diretora-geral Irina Bokova explicou: “Essas novas designações mostram uma maior diversidade em perfis de cidades e equilíbrio geográfico com 19 cidades de países que não foram representados anteriormente na Rede.”. O quadro de cooperação proposto para promover cidades candidatas da região da África, uma prioridade global da Unesco, tem sido um verdadeiro sucesso com nove cidades africanas que se juntam à rede.
O secretário-adjunto de Turismo de João Pessoa, Graco Parente, observa que o trabalho em conjunto capitaneado pela prefeitura, Sebrae e Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação trouxe para a Capital paraibana o consultor Eduardo Barroso, especialista que pôde perceber que a cidade tinha projetos sustentáveis na economia criativa no artesanato. Graco informa que o consultor fez com que fossem desenvolvidos novos projetos, compartilhados com os já existentes, a fim de que João Pessoa fosse enquadrada nessa competição. “Foi um grande marco para a cidade estar como ícone, porque passa a ter uma visibilidade mundial e abre a possibilidade de troca de experiências sustentáveis com as outras cidades e com as novas que serão inseridas, além de compromissos que teremos que participar, e isso constitui braços do turismo ligados diretamente também à cultura”, pontuou. Para ser inserida na Rede de Cidades Criativas da Unesco foi necessário que a prefeitura de João Pessoa, na atual gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) se inscrevesse, processo que foi precedido de uma série de debates e palestras para elaboração do dossiê articulado pelo Sebrae da Paraíba.
Nonato Guedes