Iniciativa inédita no mundo, o aplicativo Mudamos concorre a um prêmio nacional nesta segunda-feira (6). Lançado em abril deste ano e adotado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em 9 de maio, de forma pioneira entre as Casas Legislativas do país, a iniciativa foi reconhecida com uma indicação ao ‘Prêmio Empreendedor Social’, promovido pelo jornal Folha de São Paulo em parceria com a Fundação Schwab desde 2005. É o principal concurso de empreendedorismo socioambiental na América Latina e um dos mais concorridos do planeta.
O objetivo do ‘Prêmio Empreendedor Social’, cuja solenidade acontece na noite desta segunda-feira (6), no Teatro Porto Seguro, em São Paulo (SP), é selecionar, premiar e fomentar os líderes socioambientais mais empreendedores do Brasil, que desenvolvam há mais de três anos iniciativas inovadoras, sustentáveis e com comprovado impacto socioambiental.
Essa indicação já é um grande reconhecimento ao Mudamos, que é um caminho eficiente e seguro para que a população possa exercer a democracia direta, apresentando projetos e mobilizando assinaturas para que essas iniciativas cheguem até a nossa Câmara. Por isso, abraçamos o aplicativo de largada e ficamos felizes em participar dessa história, comentou o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).
Caso a gente ganhe, farei um agradecimento especial à Câmara Municipal de João Pessoa, promete o cocriador do aplicativo, Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), que desenvolveu o app, em parceria com o jurista Marlon Reis. Não só pelo pioneirismo de ter adotado o ‘Mudamos’ antes de qualquer outra casa legislativa do país, mas pela parceria contínua, inclusive a parceria criativa, já que a ‘Virada Legislativa’ foi uma corealização conjunta entre a Câmara de João Pessoa e o ITS Rio, acrescenta.
Ronaldo Lemos, inclusive, é um dos palestrantes do ciclo Câmara Aberta: Diálogos da Democracia, que celebra os 70 anos do Legislativo pessoense. O diretor do ITS Rio estará em João Pessoa no dia 21 de novembro para falar sobre o tema Smart Cities Cidades Inteligentes, a respeito de como as cidades ficarão conectadas e passarão a utilizar a internet nas mais diversas atividades do dia a dia, tanto na esfera privada, quanto pública, e como os cidadãos devem se inserir nessa tecnologia para que sejam construídas cidades cada vez melhores.
Atualmente, seis iniciativas, criadas a partir da ‘Virada Legislativa’, esperam colher, cada uma, cerca de 2.500 assinaturas através do Mudamos para se tornarem projetos de lei de iniciativa popular. Clique aqui para saber mais.