O prefeito reeleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), roubou a cena e se tornou a estrela principal da convenção do PSDB no sábado na Asplan, em João Pessoa, que deu aval à recondução do ex-deputado Ruy Carneiro à presidência do diretório estadual. Cartaxo assumiu ostensivamente o projeto de ser candidato a governador em 2018 com o respaldo de uma frente política unida em torno de um programa de mudanças na conjuntura paraibana. Os senadores José Maranhão (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) ressaltaram a necessidade de união das oposições e Cunha Lima sugeriu que até o final de janeiro o agrupamento esteja com o candidato ungido.
Luciano Cartaxo fez discurso enfático alertando que o governo do socialista Ricardo Coutinho está no fim e não oferece perspectiva nem para a população paraibana nem para os seus aliados. O mesmo tom foi usado pelo vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (PMDB), que será beneficiado com uma possível eleição de Luciano ao Palácio da Redenção. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, do PSDB, que vinha figurando no páreo como alternativa para a sucessão na faixa das oposições, procurou adotar uma linha conciliadora, falando do seu empenho pessoal para que a unidade das oposições seja preservada.
No pronunciamento que fez aos convencionais, agradecendo o voto de confiança recebido para continuar dirigindo os destinos do PSDB, o presidente Ruy Carneiro deu ênfase a dois pontos que considera essenciais: o crescimento experimentado pelo seu partido nas últimas eleições na Paraíba e as perspectivas futuras com a aliança das oposições. Salientou que o PSDB governa cinco das dez maiores cidades da Paraíba e que está contribuindo decisivamente para grandes transformações também em cidades onde fez alianças, como João Pessoa. Carneiro mencionou como exemplo positivo a aprovação de emendas de bancada que asseguraram R$ 140 milhões para João Pessoa e R$ 84 milhões para Campina Grande, o que possibilitará investimentos em vias públicas, melhorando a segurança no trãnsito.
Na opinião do vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, não há possibilidade do prefeito Luciano Cartaxo enfrentar o senador José Maranhão na disputa pelo governo do Estado no próximo ano. A seu ver, só vai prosperar a candidatura que obtiver melhor desempenho para se credenciar ao eleitorado. “A dados de hoje, o cenário do melhor desempenho favorece a Cartaxo”, ressaltou o vice-prefeito. Cássio Cunha Lima, em meio a tratativas sobre a sucessão na Paraíba, aproveitou para comentar a crise nacional que o PSDB está enfrentando com a atitude do senador Aécio Neves destituindo Tasso Jereissati da presidência da agremiação. Depois de lembrar que o PSDB foi o único partido a fazer uma autocrítica, tendo pedido desculpas à opinião pública por eventuais erros cometidos pelo sistema político brasileiro, Cássio desabafou: “É uma decepção atrás da outra”, referindo-se ao comportamento adotado pelo senador Aécio Neves (MG), com quem mantinha relações bastante estreitas.
Nonato Guedes