O vereador Marcos Vinícius da Nóbrega (PSDB) confessou-se honrado por estar presidindo a Câmara Municipal de João Pessoa num período histórico: ontem, a Casa de Napoleão Laureano completou 70 anos de reinstalação, verificada em 1947. Naquele ano o Brasil retomava a normalidade dois anos após o fim da Era Vargas, que durou 15 anos. Em 19 de janeiro de 47 houve eleições gerais para governador, vice-governador, senador, suplente de senador, deputado federal e deputado estadual. Para governador, saiu vitorioso Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Melo.
Em 12 de outubro houve novas eleições em que os pessoenses foram às urnas escolher o prefeito, vice-prefeito e 12 vereadores. Osvaldo Pessoa, irmão do ex-presidente João Pessoa, se elegeu prefeito com 252 votos de maioria sobre Oliveira Lima. Ao relembrar os episódios, Marcos Vinícius afirmou ontem: “Há sete décadas, numa sexta-feira, nas proximidades do Pavilhão do Chá, localizado na Praça Venâncio Neiva, no Centro da Capital, ocorria a festa cívica de reencontro da cidade com a democracia”. Convocados pela Justiça Eleitoral tomaram posse 12 vereadores eleitos em 12 de outubro de 1947. A cerimônia aconteceu no térreo do prédio da Sociedade de Medicina, hoje Anexo II, em frente à atual sede do legislativo.
O presidente Marcos Vinícius destaca como ponto positivo o fato de que a Câmara Municipal mantém-se “antenada com a sociedade”, sempre buscando intervir no encaminhamento e solução de demandas urgentes e, ao mesmo tempo, modernizando dispositivos que possibilitem um funcionamento à altura da instituição. Coube ao atual dirigente da Câmara deflagrar as comemorações pelos 70 anos de reinstalação em setembro quando a TV Câmara lançou uma série de documentários resgatando a trajetória do Poder e a atuação dos seus vereadores. “A história da Câmara se confunde com a história da própria cidade, daí a importância dos documentários produzidos, refletindo momentos distintos da representação popular”, acrescentou Vinícius.
O ponto alto do trabalho de resgate da memória da Casa Napoleão Laureano será o lançamento do documentário “Câmara 70 Anos de História”, durante a décima segunda edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, às 15h do dia primeiro de dezembro no Cinepólis do Manaíra Shopping. Outra ação que celebra a data é o ciclo de debates “Câmara Aberta: Diálogos da Democracia”, reunindo nomes de destaque do cenário nacional, como o senador e ex-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, do PSDB, e o ministro Wagner de Campos Rosário, da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, bem como o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Em paralelo foram lançados um selo e um carimbo comemorativo e até o final do ano deverá ser lançado um livro que conta a trajetória da Câmara Municipal de João Pessoa, havendo exibição de peça teatral focada na vida e no legado do ex-vereador Napoleão Laureano, que dá nome à sede do Legislativo pessoense.
Nonato Guedes