O ator Alexandre Frota continua na crista da onda, mas não pelo seu talento artístico, coisa que nunca teve. E sim pelas polêmicas em que costuma se envolver. A mais recente delas, que vem repercutindo amplamente neste circo de horrores chamado Brasil, é a cirurgia peniana do ator divulgada pela imprensa. Sim, logo Frota, o paladino da escola sem partido, o cara que acusa Caetano Veloso de pedofilia sem o menor constrangimento, com aura de homem preocupado com a família e os bons costumes, vê o feitiço virar contra o feiticeiro. E vê as redes sociais despejar trocadilhos e gozações em torno de um problema de saúde do ator. Houve jornalista na Folha de S. Paulo Marcella Franco – que teve pena de Frota e apelou, em longo artigo, para que não fossem feita gozações em torno da situação do ator. Não se tem notícia de que esta jornalista fez o mesmo apelo quando Frota ridicularizava outras celebridades, como Jean Willys ou Caetano Veloso.
Segundo noticiam os sites, em 2014, o ator Alexandre Frota travou batalha judicial com o Plano de Saúde Bradesco para conseguir o implante de uma prótese peniana. O caso ficou em segredo de justiça até o último 31 de outubro, quando se tornou público por uma decisão judicial. Quando entrou com a ação, Frota tinha 51 anos e, segundo relato no processo, foi ao consultório médico queixando-se de dor extrema na região peniana próxima ao escroto (região penescrotal). Em consulta, relatou dificuldades extremas em obter uma ereção peniana satisfatória, que permitisse ao mesmo a realização do ato sexual. Frota foi diagnosticado pelo Dr. Carlos Augusto Cruz de Araújo Pinto (que nome!) como portador de disfunção erétil por doença erétil venosa e doença peyronie.
O próprio Frota explica o que aconteceu e nega que tenha dificuldade de ereção: “Nunca procurei o médico com dor. Nunca senti dor nenhuma. Também não perdi nada de ereção. Procurei porque notei uma deformidade na base do pênis com uma estranha curvatura, bem maior do que de costume, de repente. Fiquei assustado e procurei um médico, nada mais. Procurei o médico, mas nunca com dor e, sim, com o pênis torto para a esquerda, aliás bem na base com uma deformidade. Mas com ereção normal e ejaculação idem. Fui diagnosticado a doença de Peyronie, que costuma se manifestar por meio de fibroses no pênis e podem provocar deformidades como curvatura, que foi o meu caso. Ocorre principalmente em homens acima dos 40 anos de idade, geralmente por traumas ou microtraumas durante as relações sexuais. Por motivos de desinformação, medo ou vergonha de procurar um profissional especializado para o tratamento adequado, [homens] acabam comprometendo seus relacionamentos, deixando de usufruir de uma vida sexual saudável e feliz, com qualidade de vida.”
Não faltaram, claro, piadinhas na web. Tudo que sobe desce, disse uma internauta. Por isso que é a bronca dele com os LGBTs e um dos seus inimigos é o Deputado Jean Willis, graças a Deus que a Lei Divina pega esses fanfarrões que atacam pessoas pelo seu envolvimento políticos, comentou outro. Essa joga água fora da bacia, brincou um. Ele ficou desesperado porque seu órgão pendia para a esquerda, e isso realmente é grave, advertiu um terceiro. Curiosamente, apenas o MBL (Movimento Brasil Livre) não se pronunciou em solidariedade à Frota até agora.
Linaldo Guedes