A Paraíba poderá ser um dos Estados brasileiros a aderir ao Partido Militar Brasileiro, em fase de estruturação. A Justiça Eleitoral em Santa Rita, na Região Metropolitana, recebeu pedido para implantação da legenda no Estado, que disponibiliza 19 fichas de assinaturas aos interessados. Estes, têm prazo de cinco dias para manifestar apoio à criação do partido, que tem bandeiras muito controversas na polêmica conjuntura que se registra no país.
O Partido Militar defende pautas como a da redução da maioridade penal, liberdade de porte de armas e presta homenagens ao regime militar, numa referência ao que muitos chamam de golpe ou quartelada, que se instaurou em 1964 e vigorou até 1985 com rodízio de generais napresidência da República. O maior empenho no momento está concentrado na arregimentação de assinaturas a fim de atender a exigências legais. A Lei Eleitoral 9.096/95 estabelece que para se fundar um partido são necessárias 500 mil assinaturas aproximadamente, faltando 200 mil para a finalização.
O PMBR já tem o estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral e possui diretórios constituídos nas 27 unidades da Federação. Por sua vez, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) realiza no dia primeiro de dezembro o terceiro encontro estadual com a finalidade de definir ações e traçar estratégias com vistas às eleições de 2018. O evento contará com a presença do senador Eduardo Lopes, presidente nacional da agremiação. No Estado, quem comanda o PRB é o deputado Jutay Meneses, que se refere a estratégias de fortalecimento e representatividade da sigla.
– Estamos conversando com diversas lideranças que estão interessadas em integrar a legenda para que juntos possamos trabalhar em prol dos paraibanos – acrescentou Jutay. E salientou mais: “Vamos debater as ações e estratégias da legenda para as eleições do próximo ano. O PRB tem se fortalecido na Paraíba e nosso objetivo é continuar crescendo. Nosso partido prima por ouvir as pessoas em suas demandas e é isso que vamos fazer no encontro estadual. Vamos ouvir os companheiros de toda a Paraíba”.