Em audiência pública conduzida pelo vereador Dinho, do PMN, relator da Lei Orçamentária Anual de João Pessoa para o exercício de 2018, a Câmara Municipal reúne hoje representantes das secretarias de Saúde e Educação da administração do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Haverá participação, ainda, do presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública, bispo José Luiz (PRB). O valor do orçamento da prefeitura da Capital é de R$ 2,72 bi, já com uma elevação de 5,67%, conforme o texto da lei encaminhado à Casa Napoleão Laureano pelo prefeito Luciano Cartaxo.
Uma segunda audiência pública já está programada para a próxima quinta-feira englobará as demais secretarias e autarquias do município, segundo informa o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Vinícius da Nóbrega. Nessas audiências, as secretarias são obrigadas a apresentar seus planos de investimentos para o próximo ano. Nas duas audiências, a apresentação dos investimentos previstos para os programas e ações do município em 2018 será feita pela secretária do Planejamento, Daniela Bandeira. Os outros secretários estarão presentes para responder a eventuais questionamentos de vereadores e representantes de segmentos da população.
O prefeito Luciano Cartaxo assegurou que a LOA de 2018 terá um acréscimo calculado com base criteriosa e prudente, embasada na realidade econômica que o país enfrenta atualmente. Ao mesmo tempo, ao comentar a garantia de pagamento das folhas de novembro, dezembro e décimo-terceiro salário a funcionários municipais, com uma injeção de R$ 185 milhões na economia da Capital, o gestor comentou: “Enfrentamos com trabalho um cenário de crise. Por isso garantimos pelo quinto ano consecutivo o pagamento dentro do mês, oferecendo segurança aos servidores e também a setores como o de comércio e de serviços”.
Nonato Guedes