Até a próxima sexta-feira as audiências para tentativa de conciliação estarão movimentando todas as unidades da Justiça do Trabalho na Paraíba. O maior número de audiências acontecerá no Fórum Trabalhista Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, onde funciona o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas. O desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, vice-presidente e Corregedor do TRT, que está no exercício da presidência,fez a abertura oficial da semana ontem.
“A conciliação é a marca indelével da Justiça do Trabalho. A nossa missão é, antes de tudo, a de pacificar os conflitos. A posição impositiva dos conflitos é sempre exceção, a nossa regra é tentar a conciliação. A Justiça do Trabalho é o órgão do Judiciário que melhor se empenha e que melhor age nessa tentativa de conciliação. E esta semana é o reflexo desta tradição”, enfatizou o desembargador, acrescentando que processos envolvendo o setor industrial da Paraíba foram colocados em pauta, mas que hoje a pauta será exclusiva para processos de bancos.
Para definir a pauta da Semana da Conciliação, a juíza coordenadora do Cejusc, Ana Paula Cabral Campos, levou em consideração os setores que mais possuem processos na Justiça do Trabalho como a construção civil, indústria, comércio e bancos, reservando cada dia da semana para setores econômicos diferentes. “Esperamos que as conciliações sejam exitosas. Além da pauta já estabelecida, estamos com as portas abertas para quem desejar encerrar seu processo na Justiça por meio do entendimento. Temos uma mesa só para aquelas pessoas que cheguem na hora, sem pauta marcada. E mesmo que apenas uma das partes queira conciliar, nós tentaremos localizar a outra parte”, disse a juíza.