No terceiro Encontro Estadual, promovido, ontem, em João Pessoa, com a presença do presidente nacional, senador Eduardo Lopes (RJ), o PRB anunciou a deflagração de uma estratégia para a atração de novas lideranças políticas que fortalecerão a legenda nas eleições de 2018, mas adiou para o primeiro semestre do próximo ano uma definição sobre a posição a ser tomada no pleito majoritário local. Presidente do PRB na Paraíba e deputado licenciado, Jutay Meneses frisou que haverá um novo encontro para sacramentar o apoio ao candidato escolhido por consenso pela oposição para concorrer ao governo. Jutay é atual secretário de Esporte e Lazer da prefeitura da Capital, formando no bloco que faz oposição ao governador Ricardo Coutinho.
O Encontro, realizado no Hotel Cabo Branco Atlântico, foi prestigiado pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo e pelos senadores José Maranhão (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB), bem como o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, o deputado estadual Raniery Paulino, entre outros. Luciano Cartaxo destacou a importância de poder participar do evento, alegando que o PRB é um parceiro da sua gestão desde 2012. Foi o primeiro partido a anunciar apoio à sua candidatura e tem contribuído na gestão dos desafios administrativos da Capital. Maranhão também se pronunciou sobre afinidades entre PRB e PMDB. Recapitulou que quando esteve à frente do governo do Estado o PRB colaborou oficialmente com sua gestão e integrou a bancada de apoio na Assembleia Legislativa. “Minha presença aqui é um dever de civilidade política e de boas relações com o PRB, onde tenho grandes amigos”, frisou.
O empresário e ex-senador Roberto Cavalcanti, vice-presidente estadual do PRB, falou da importância do Encontro para aprofundar discussões e estratégias de uma agremiação que a seu ver chegou à plenitude, com pujança e maturidade em mais de dez anos de atuação. Lembrou Roberto que ingressou na legenda na sua fase de fundação, juntamente com o vice-presidente da República José Alencar (Minas Gerais). “Era um partido realmente que nós considerávamos pequeno. Hoje, é um pequeno gigante. Tem uma participação significativa no Congresso Nacional e com certeza, depois das eleições de 2018, vai ter uma participação mais significativa ainda”, expressou Roberto Cavalcanti. O presidente nacional Eduardo Lopes assinalou: “Sabemos que as eleições de 2018 serão difíceis. O eleitor está, até certo ponto, desacreditado, mas o PRB está pronto para oferecer bons candidatos. Acredito em excelentes resultados na Paraíba”.
Nonato Guedes