Pré-candidato a governador, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), pretende promover uma reunião com todos os seus auxiliares ainda este mês para analisar o desligamento daqueles que pretendem ser candidatos no pleito do próximo ano. Ele descartou a possibilidade de encetar uma reforma administrativa imediata, salientando apenas que está examinando nomes que serão substituídos. Das 24 secretarias da administração, nove titulares ou adjuntos admitiram a possibilidade de participar da disputa.
Os possíveis postulantes a mandatos eletivos na equipe de assessoramento ao prefeito Luciano Cartaxo são Zennedy Bezerra (Articulação Política), Durval Ferreira (Ciência e Tecnologia), Geraldo Amorim (Segurança Urbana e Cidadania), Olenka Maranhão (Trabalho, Produção e Renda), Fernando Milanez (Turismo), Helton Renê (Procon-JP), Benilton Lucena (Ouvidoria-Geral), Ubiratan Pereira (Transparência Pública) e Jutay Meneses, Juventude e Esporte. Nas últimas horas, o prefeito Luciano Cartaxo, dentro da ênfase que continua a dar a questões administrativas, autorizou obras de revitalização da Bica, o parque zoobotânico que abriga cerca de 500 animais.
O gestor informou que a Bica se tornará um parque completo e vai ganhar novos passeios, coretos recuperados, espaços mais seguros e modernos, nova praça de alimentação, estacionamentos, novo ambiente para os grandes felinos e criação do Museu Arruda Câmara, entre outras melhorias. Luciano Cartaxo faz uma análise positiva dos resultados administrativos que tem conseguido implementar, apesar das dificuldades decorrentes da conjuntura e, conforme ele, de boicote proposital do governo do Estado a programas cujo repasse de recursos à prefeitura é compulsório. Ele destacou que o espírito de criatividade da equipe de auxiliares tem sido essencial para a superação de obstáculos, bem como a planificação, de sua parte, das prioridades que devem ser executadas.
Luciano Cartaxo não poupa elogios à colaboração que, segundo ele, tem sido efetivada pelo vice-prefeito Manoel Júnior, do PMDB, atuante no encaminhamento de pleitos em Brasília junto a ministérios e órgãos públicos da administração federal. Em paralelo, Júnior tem sido eficaz no destravamento de recursos que estejam eventualmente bloqueados devido a questões burocráticas.Cartaxo definiu que realiza uma administração focada na objetividade e no realismo e acredita que vem correspondendo às expectativas da maioria da população, citando como exemplo a reeleição alcançada em primeiro turno na disputa de 2016, em que derrotou, preferencialmente, mais uma vez, o esquema do governador Ricardo Coutinho.
Nonato Guedes