Embora já tenha deflagrado contatos para alicerçar uma candidatura a deputado federal, o presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia, afirmou que está à disposição do PSB para concorrer a uma das duas vagas ao Senado em disputa nas eleições de 2018. “Estou pronto a colaborar com o partido, cumprindo missões que eventualmente forem delegadas”, expressou ele, admitindo que se sentiu motivado a tanto pela insistência reiterada do governador Ricardo Coutinho de que não concorrerá a senador e permanecerá no governo até o último dia do exercício do mandato.
Na opinião de Gervásio Maia, caso o governador mantenha o propósito de não concorrer ao Senado, estará privando a Casa de contar com um quadro político dos mais qualificados. Lembrou que o nome de Ricardo chegou a ser sugerido para compor uma chapa à presidência da República encabeçada pelo ex-presidente e líder petista Luiz Inácio Lula da Silva. Para o presidente da AL, há um reconhecimento natural da competência política-administrativa do governador paraibano, a partir dos resultados que tem conseguido para sustentar o equilíbrio fiscal em meio a um cenário em que Estados influentes como o do Rio de Janeiro capitularam diante da crise nacional.
– O governador Ricardo Coutinho empreende uma administração modelar e exemplar, tendo superado práticas antigas que oligarquias políticas colocaram como prioridade e, ao mesmo tempo, desenvolvendo esforços para realização de obras públicas e para a conquista de investimentos que possibilitem geração de emprego e renda. O feito da administração estadual rompendo o isolamento entre pequenos municípios e centros maiores por meio da malha rodoviária tem sido fundamental para oportunizar a continuidade do crescimento dos polos comerciais e industriais da Paraíba – acrescentou Gervásio Maia. Ele disse que respeita as razões do governador para não disputar mandatos e não tem dúvidas de que o engajamento dele na campanha dos candidatos do PSB e de partidos coligados será decisivo para uma vitória esmagadora nas eleições.
Gervásio Maia chegou a ser cogitado como alternativa para concorrer ao governo do Estado em 2018, mas desde que se elegeu presidente da Assembleia Legislativa deixou claro que se dispõe a investir no projeto de uma candidatura a deputado federal ou até mesmo à reeleição. A perspectiva de ser candidato a senador estaria dentro do contexto de um entendimento político conduzido pelo próprio governador Ricardo Coutinho. A respeito do seu desempenho como presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio acredita que tem implantado avanços importantes na estrutura e funcionamento do Poder, ao mesmo tempo em que tem aberto as portas da AL aos diferentes segmentos da sociedade para debate de demandas populares.
Nonato Guedes