A Comissão Processante do Impeachment do prefeito afastado de Bayeux, Berg Lima, manifestou parecer favorável, por 2 a 1, pela sua absolvição das acusações de ter extorquido um empresário da cidade para lhe pagar propina em troca de créditos repassados pela prefeitura. Berg foi afastado e cumpriu pena de prisão em João Pessoa, mas sempre reiterou a opinião de que é inocente, garantindo que iria provar ter sido vítima de armação perpetrada pelos adversários políticos. O julgamento pelo plenário da Câmara Municipal está previsto para amanhã, figurando na pauta a denúncia que trata da cassação do mandato por prática de infração administrativa.
O parecer favorável à improcedência da denúncia foi apresentado pela vereadora Francineide Barbosa de Souza, França, do Podemos, que foi acompanhada no voto pelo vereador Jefferson Kita, presidente da Comissão. Por sua vez, a vereadora Maria das Neves Gomes, do PSD, integrante, votou pela condenação de Berg e procedência da denúncia formulada contra o gestor. O relatório final é explícito ao apontar inexistência de provas no caso do recebimento do dinheiro por parte do gestor afastado. O prefeito interino de Bayeux, cidade da região metropolitana de João Pessoa, é Luiz Antonio, do PSDB, que foi investido pela condição de vice, mas também está sendo processado pela Casa por denúncia que pode resultar na perda do seu mandato.
Luiz Antonio será ouvido pela Comissão na próxima terça-feira à tarde, após depoimento do deputado federal André Amaral (MDB), tido como vítima, e das testemunhas apresentadas em sua defesa. Luiz Antonio foi denunciado após ser gravado em um áudio orientando auxiliares do governo municipal a utilizar os meios necessários para atacar o deputado federal André Amaral e o pai dele, André Amaral, presidente do Pros na Paraíba. O deputado assumiu a titularidade do mandato com a renúncia de Manoel Júnior, ex-PMDB, para assumir a vice-prefeitura de João Pessoa, uma vez que fora eleito na chapa encabeçada por Luciano Cartaxo (PSD), que pleiteou a reeleição.
Nonato Guedes