O deputado estadual Frei Anastácio Ribeiro, do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, afirmou que continuará, na legislatura de 2018, a denunciar o que chama de reformas golpistas propostas pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB), que, a seu ver, não tem legitimidade para representar a vontade da maioria da população brasileira. O parlamentar alertou segmentos sociais conscientes para que se mobilizem em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião do seu julgamento marcado para breve no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre.
Anastácio revelou que suspeita de manobras para tentar a condenação e prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como represália à atitude firme que, a seu ver, ele tomou em defesa da democracia ao repudiar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, bem como aprofundar o debate de problemas nacionais nas caravanas que tem empreendido. Para que a democracia seja respeitada, é fundamental que o ex-presidente Lula tenha condições de disputar novamente o Palácio do Planalto. O seu afastamento do páreo será outro golpe e repercutirá negativamente na imagem do País no exterior, que já está bastante desgastada, preveniu o Frei Anastácio.
Num balanço que fez da sua atuação parlamentar em plenário, no ano passado, Anastácio observou que o seu mandato cumpriu o papel perante a sociedade. Nosso mandato esteve atento aos principais problemas de interesse da população no campo e na cidade. Usamos a prerrogativa da tribuna para denunciar injustiças, perseguições, solicitar benefícios para o povo, além de apresentar projetos de leis, requerimentos e realizarmos sessões especiais e audiências públicas. Nas atividades externas, percorremos todas as regiões do Estado debatendo com o povo as conjunturas econômica e política que atingem o Brasil diante das reformas do governo golpista, acentuou Anastácio. Ele lembrou, ainda, que priorizou a agricultura familiar com as emendas que apresentou ao orçamento de 2018.
Nonato Guedes