Apesar de destituído da presidência do diretório municipal do MDB em João Pessoa, o vice-prefeito da Capital, Manoel Júnior, esteve reunido ontem com remanescentes do diretório e divulgou nota defendendo a união das oposições e a escolha do candidato a governador a partir de uma pesquisa. Júnior é claramente favorável à adoção da candidatura do prefeito reeleito Luciano Cartaxo (PSD) e informou que não pretende deixar o MDB, mas alimenta a perspectiva de uma composição atraindo PSDB, PSD e PP. Por sua vez, o senador José Maranhão, que preside o diretório regional, enfatizou que ele será o candidato da legenda ao Palácio da Redenção.
A nota assinada pela Executiva Municipal do MDB argumenta: A unidade das oposições em torno de compromissos programáticos é o melhor caminho para garantir o desenvolvimento da Paraíba nos próximos anos, promovendo transformações profundas em diversas áreas essenciais. E acrescenta: A unidade das oposições precisa ser construída a partir da defesa de políticas públicas que melhorem efetivamente a qualidade de vida das pessoas, em todas as regiões do Estado. Com relação à composição da chapa majoritária, a Executiva respeita e admite como legítimas as diversas postulações apresentadas, mas defende que seja escolhido como candidato a governador o nome melhor posicionado nas pesquisas de intenção de voto até este momento. O texto leva as assinaturas de Manoel Júnior e do vereador Ronivon Mangueira. O presidente da Juventude do MDB, José Ronaldo Filho, também participou da reunião.
No final do texto, os emedebistas signatários ressaltam: Dada a importância e também o peso que o partido tem na política paraibana, a Executiva destaca a defesa de uma presença expressiva do MDB na chapa majoritária, que será composta por um candidato a governador, um vice, dois senadores e quatro suplentes de senador. Em conversa com jornalistas, Manoel Júnior frisou que o nome do prefeito Luciano Cartaxo é o mais credenciado tanto em pesquisas qualitativas como em pesquisas quantitativas. Por sua vez, o senador José Maranhão observou que respeita, democraticamente, as diversas posições existentes no seio da agremiação, mas alertou que a tendência majoritária é pela candidatura própria e que, nesse sentido, coloca seu nome à disposição para enfrentar o desafio.
Nonato Guedes