O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) voltou a insistir com o grupo de lideranças oposicionistas formado pelo PSD, PSDB, PP e MDB para que se reúna ainda este mês e decida qual será o nome que vai disputar o governo do Estado nas eleições deste ano pela frente anti-Ricardo Coutinho. Cartaxo fez as declarações ontem, por ocasião do lançamento do Ciclo 2018 do Orçamento Participativo, onde estiveram presentes não obstante indefinições eleitorais o presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro e o deputado federal tucano Pedro Cunha Lima. Abordado por jornalistas, Pedro não descartou a possibilidade de ocupar uma vaga de vice-governador mas deixou claro que em princípio trabalha com a hipótese de sua recondução ao mandato na Câmara dos Deputados.
A definição será do partido. Eu sou um soldado, como se diz, e estou à disposição da legenda para o que acharem melhor dentro das composições de uma oposição unida. O que me cabe é aguardar o desenrolar dos acontecimentos para ter uma visão mais nítida do que irá se processar, adiantou o deputado federal, filho do senador Cássio Cunha Lima. A tese de Pedro é de que prevaleça a união a fim de que as oposições estejam fortalecidas para dar combate ao esquema do governador Coutinho. Dentro do PSDB, ainda há discussões informais sobre a alternativa de lançamento do senador Cássio ou do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, ao governo estadual.
A cobrança por parte de Luciano Cartaxo para que os oposicionistas evoluam na definição do consenso ainda este mês tem sido feita praticamente em todos os eventos de que ele participa. Luciano previne-se diante dos prazos legais de desincompatibilização do cargo de prefeito e, ao mesmo tempo, tenta bloquear os movimentos de partidos como o MDB para lançamento de candidatura própria ao Palácio da Redenção. Na solenidade de ontem referente à nova versão do Orçamento Participativo, estiveram ausentes o presidente da Câmara Municipal da Capital, Marcos Vinícius da Nóbrega e a maioria da bancada governista, o que fez acender o sinal de alarme nas hostes cartaxistas. Apenas a vereadora Helena Holanda e o líder Fernando Milanez Neto compareceram ao evento. Em sua página na internet, o prefeito destacou que foi dado o passo para mais uma etapa significativa do Orçamento Participativo, que definiu como mecanismo democrático de consulta a segmentos da sociedade sobre suas aspirações em relação ao poder público.
Da Redação