O encontro promovido, ontem, em Camboinha, na casa do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, entre expoentes da cúpula do PSDB paraibano, reforçou a pretensão do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, de ser candidato ao governo do Estado este ano. O presidente do diretório regional tucano, ex-deputado Ruy Carneiro, afirmou que o próximo passo será a abertura de entendimentos com outros pré-candidatos oposicionistas ao governo, como Luciano Cartaxo, prefeito de João Pessoa (PSD) e José Maranhão, senador (MDB).
Ruy Carneiro voltou a apregoar o lançamento de um candidato único das oposições contra o esquema do governador Ricardo Coutinho (PSB), que até agora se mostra fixado no nome do secretário João Azevedo, dos Recursos Hídricos e Infraestrutura. Na reunião,Ruy sugeriu que o candidato único escolhido seja o que tiver mais chances de ganhar as eleições majoritárias de outubro, independente de partido. A postura da cúpula tucana deveu-se, em grande parte, ao pedido de Romero Rodrigues para que o partido o apoie para entrar na briga. Rodrigues garantiu não ter feito qualquer imposição e revela que fez o pedido humildemente. A definição concreta deverá sair em uma nova reunião realizada após o carnaval.
Não obstante tenha reiterado a pretensão de ser candidato a governador, Romero Rodrigues frisou que vai continuar trabalhando no propósito de unir as oposições, objetivando não só disputar mas ganhar o pleito. Para isso, é fundamental que continuemos dialogando, expressou. O senador Cássio Cunha Lima enfatizou que não faltará demonstração de apoio do partido a Romero Rodrigues, todavia, salientou que será mantido o espaço de diálogo com outros pré-candidatos que compõem as legendas de oposição no Estado. Cássio acentuou ainda: Romero recebeu a reafirmação do partido em favor de sua candidatura ou pré-candidatura. Ele vem fazendo um trabalho importante em Campina Grande, o que o credencia a ser postulante. Mas temos a compreensão de que o ideal é termos uma candidatura única.
Esse foi o primeiro encontro do PSDB no ano, tendo como tema principal a discussão das eleições, e chamou a atenção a presença do ex-senador Cícero Lucena, que foi prefeito de João Pessoa por duas vezes mas que após a derrota em 2012 para Luciano Cartaxo manifestou disposição de não permanecer na militância política, concluindo apenas o mandato de senador. Para Ruy Carneiro, o ideal é que a oposição supere a etapa das conversações e defina o seu candidato até o mês de fevereiro, apresentando em paralelo um projeto para a população do Estado com propostas para os diversos setores. A respeito da postulação de Romero Rodrigues, Carneiro frisou ser legítima, assim como a dos demais integrantes do grupo. Sou empolgado com a tese da aliança, para que haja um consenso em torno de candidatura, deixou claro. Prefeitos, deputados, vereadores e outros líderes políticos do PSDB participaram do encontro preliminar.
Nonato Guedes