O ex-deputado federal Ruy Carneiro, presidente do diretório regional do PSDB e ex-candidato a vice-governador na eleição de 2014, avalia que o processo eleitoral deste ano marca o fim de um ciclo de oito anos na política local, referindo-se à hegemonia atualmente sustentada pelo esquema do governador Ricardo Coutinho, do PSB. Segundo ele, é um ciclo que deixa um evidente déficit de cuidados comas pessoas, principalmente nas áreas essenciais da saúde, da educação, da habitação e da segurança pública. O dirigente tucano adverte que há uma agenda para o futuro da Paraíba esperando por um entendimento das lideranças de oposição, que, diante da atual conjuntura, devem olhar para a frente, deixar de lado velhas intrigas do passado e construir um futuro diferente.
Em artigo publicado na versão impressa do Correio da Paraíba, Ruy Carneiro preveniu que a população paraibana está mais exigente e deseja de seus representantes uma postura de responsabilidade com os desafios que se colocam para o Estado, principalmente num momento em que o Brasil ainda atravessa a mais profunda crise econômica, ética e política das últimas décadas. Salienta que esta é a premissa que deve nortear o debate em torno do futuro do Estado e que se impõe, desde agora, como o grande ponto de convergência das lideranças políticas colocadas no campo de oposição à atual administração do governador Ricardo Coutinho.
Para o presidente do PSDB, longe de se configurar como forças isoladas, as oposições contam claramente com um time de lideranças qualificadas e experimentadas em gestão pública, capazes de conduzir a Paraíba a novos tempos de crescimento econômico e inclusão social. Essa condução, no entanto, requer de todos nós uma grande união de esforços em torno da defesa de uma agenda programática que recoloque o Estado na rota do desenvolvimento, adotando novas práticas de gestão focadas na transformação da vida das pessoas e, por consequência, na geração de emprego e renda. Ao mesmo tempo em que avancemos na infraestrutura, é preciso dar um salto nos indicadores de saúde, educação e segurança.
Ruy Carneiro elenca algumas propostas que devem balizar a agenda programática, como o compromisso com a melhora permanente da qualidade de vida da população, o diálogo e respeito com todos os segmentos da sociedade, a responsabilidade fiscal e tributária, planejamento e gestão para um futuro sustentável com desenvolvimento regionalmente equilibrado e políticas públicas eficazes nas áreas essenciais. Ele finaliza: É esse o conteúdo que a oposição deve apresentar para, respeitosamente, dialogar com a população da Paraíba ao longo deste ano. Vamos ouvir a sociedade civil organizada, as entidades de representação econômica, os movimentos sociais, em suma, toda cidadã e todo cidadão paraibano, que se disponha a fazer um debate sério e comprometido com o futuro que queremos construir, com ações concretas que nos tragam esperança de dias melhores para a Paraíba. União e disposição, segundo acredita Ruy, não irão faltar.
Nonato Guedes