A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba resolveu adiar de hoje para o dia 15 próximo a reabertura dos trabalhos naquela Casa, presidida pelo deputado Gervásio Maia (PSB). O recesso parlamentar começou em dezembro do ano passado e os integrantes da Casa de Epitácio Pessoa aproveitam as férias para visita às bases nos municípios onde atuam, em diferentes regiões do Estado, acolhendo reivindicações e ao mesmo tempo abrindo discussões sobre o cenário político-eleitoral deste ano.
A sessão solene de reabertura, que deverá contar com a presença do governador Ricardo Coutinho, está prevista para acontecer no auditório da sede do Ministério Público Estadual, tendo em vista que continuam sendo realizadas reformas na estrutura física do prédio-sede na Praça dos Três Poderes. Será o último comparecimento formal do governador Ricardo Coutinho ao Poder Legislativo, para apresentação de relatório sobre as metas fixadas e os programas realizados pela sua administração. O mandato de Ricardo expira no primeiro dia de janeiro mas ele deverá se desincompatibilizar para concorrer a um mandato de senador pelo PSB.
Gervásio Maia Filho informou que já definiu com o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico da Nóbrega, a ocupação temporária do auditório da sede do Ministério Público Estadual para as sessões da ALPB. A mudança vai evitar transtornos e será por um período curto, somente enquanto a reforma no edifício da Assembleia for concluída, observou Gervásio Maia. A sede do MPPB fica próxima à sede do Poder Legislativo e a convocação já foi feita aos deputados estaduais para o retorno às atividades. A expectativa é de que o governador Ricardo Coutinho exponha a situação financeira do Estado, devendo, também, solicitar as providências que julgar necessárias para resolver pendências.
O líder da bancada governista Hervázio Bezerra afirmou ser natural que os deputados aproveitem o período de recesso para deslocamento aos municípios onde estão fincadas as suas bases. Hervázio chega mesmo a afiançar que o período eleitoral já começou. Dos 36 deputados que compõem a atual legislatura, pelo menos 30 cortejam a perspectiva de reeleição. Apenas o presidente da Casa, Gervásio Maia, disputará o mandato de deputado federal, devendo ser acompanhado nesse projeto pelos deputados Ricardo Marcelo (MDB) e João Henrique (DEM). Especula-se nos meios políticos que Gervásio tende a ser um dos mais votados à Câmara Federal em razão dos apoios que está celebrando em municípios estratégicos. Guilherme Almeida, com atuação distribuída a partir de Campina Grande e Compartimento da Borborema, falou a jornalistas sobre a pretensão de conquista de novos espaços. Estamos imbuídos do propósito de formar um grupo de candidatos e vamos tentar eleger de cinco a seis parlamentares estaduais, dentro das regras vigentes no sistema eleitoral, explicou o deputado.
Nonato Guedes