A cantora paraibana Elba Ramalho se apresenta, hoje, no Classic Hall, em Olinda, como uma das atrações do Baile do Municipal, juntamente com o maestro Spok, Clarice Falcão, Silvério Pessoa, Nena Queiroga e outros artistas. Fico triste, sinceramente, com a desvalorização dos bailes de Carnaval, afirmou Elba em entrevista a repórteres no Recife. O Baile do Municipal começou no início da década de 60 e está na quinquagésima quarta edição, tendo o frevo como atração principal para foliões. Elba lembrou de participações que teve no Carnaval de Pernambuco ao lado de Ivete Sangalo e Samuel Rosa e disse que é sempre com alegria que prestigia esses eventos.
Nas festas juninas de 2017 em Campina Grande, na Paraíba, onde deflagrou sua trajetória artística, Elba Ramalho já havia protestado contra a desvalorização do forró autêntico por causa do que chamou de invasão de músicas do estilo sertanejo universitário. Houve bate-boca pela imprensa entre Elba e a cantora Marília Mendonça, também convidada para a programação junina. Marília insinuou que Elba estava defasada e reivindicou espaço para todos os estilos e tendências. O que eu defendo é a autenticidade do forró de raiz, que é uma especialidade legítima do Nordeste, respondeu Elba Ramalho, de bate-pronto.
Hoje, em João Pessoa, acontece o segundo dia da programação do Folia de Rua. Doze blocos associados desfilarão em diversos bairros um deles, o Tambiá Folia, além de trazer o ex-vocalista da banda Araketu, Tatau, irá enfocar a temática do trabalho infantil. Já o Peruas do Valentina vai levar para a avenida o tema O Valentina pede paz. No Centro, o bloco dos Imprensados fazem a festa com o Rei e a Rainha do bloco a partir das 14h na Praça Rio Branco. O Dhximantelados do Cristo completa 26 anos e a saída será em frente à Universidade Estadual da Paraíba a partir das 19h, com animação do trio Jampa Carreta e Banda Megaxé. Há 19 anos, o Tambiá Folia desfila pelas ruas do bairro e este ano o presidente da agremiação, Sérgio Nóbrega, fará uma homenagem a Socorro Mendes, Corrinha, recentemente falecida. Ela é uma figura símbolo do Cafuçu e da alegria do Carnaval, comentou. O bloco fará simultaneamente uma ação educativa para conscientizar a população para o combate ao trabalho infantil.
Um outro alerta diz respeito às doenças sexualmente transmissíveis. O bloco está distribuindo camisinhas para proteção e trabalhando na prevenção. A orquestra de frevos Tambaú fará a abertura da festa e, em seguida, o grupo Os Mulatos. Por fim, a atração nacional, com Tatau e Banda. Haverá estrutura de apoio aos foliões com banheiros químicos. O bloco dos Imprensados será representado na Folia de Momo pelos jornalistas Everaldo Ricardo e Gil Figueiredo como rei e rainha dos Imprensados. O bloco completa este ano 31 anos de fundação, a serem celebrados com muitos confetes e serpentinas. A animação ficará por conta de Jadir Camargo, cantor de frevos e marchinhas.
Nonato Guedes