O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, abre às 19h de hoje a Campanha da Fraternidade de 2018 durante missa a ser celebrada na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves em João Pessoa. O tema da Campanha este ano é Fraternidade e Superação da Violência com o lema Vós sois todos irmãos, em referência a passagem bíblica no livro de Mateus 23.8. Em virtude dos constantes casos de violência que assustam a população paraibana, o tema da Campanha buscará refletir sobre a importância da união e fraternidade, como explica o vigário da Arquidiocese da Paraíba, Geraldo Magela.
O padre Magela afirmou que a Igreja, no tempo de Quaresma, exorta os cristãos a darem um passo mais na vida. Diante de uma situação de violência, de dor, de sofrimento, a Igreja nos convida para superar essas situações, por isso escolhemos o tema, tendo em vista que Jesus disse, no Evangelho, que somos todos irmãos. Buscamos superar a violência e criar um mundo de fraternidade e paz, frisou o sacerdote. O tema é tanto mais atual diante dos registros de escalada de violência durante o recém-encerrado período de Carnaval, atingindo, inclusive, celebridades que participaram de desfiles em agremiações, a exemplo da atriz Juliana Paes, assaltada no Rio de Janeiro a caminho da Passarela do Frevo.
A Campanha da Fraternidade será realizada em todo o país dentro da programação elaborada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que se articula com dioceses e paróquias para múltiplas atividades focadas na reflexão dos temas contemporâneos enfocados. Na Paraíba, além da Catedral Basílica, inúmeras Igrejas levarão o tema da violência para discussão, reflexão e celebração. O padre Geraldo Magela recorda que a Quaresma simboliza os 40 dias de preparação para a Páscoa e que a Campanha da Fraternidade é uma oportunidade para mostrar a importância do que pregou Jesus no Evangelho.
Nonato Guedes