O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) reúne hoje à tarde no gabinete da primeira vice-presidência do Senado, em Brasília, integrantes da bancada federal do nosso Estado em torno dos ministros da Defesa e da Segurança Pública. A reunião extraordinária será pautada pela discussão em torno dos efeitos colaterais da intervenção federal decretada no Rio de Janeiro a pretexto de combater a criminalidade e que estaria ocasionando a migração de criminosos para áreas do Nordeste, como a Paraíba. O assunto já foi objeto de pronunciamentos por parte de Cássio e de outros parlamentares paraibanos preocupados com o alastramento da fuga de marginais em demanda a outros Estados.
Cunha Lima tem insistido em denunciar que a administração do governador Ricardo Coutinho (PSB) não prioriza a Segurança Pública na Paraíba, ao contrário do que tem alardeado pela imprensa e repassado a autoridades federais em Brasília. Mencionou como exemplos os casos recorrentes, quase diários, de explosões de postos e agências bancárias em cidades do interior paraibano, ações que muitas vezes são executadas com requintes de profissionalismo e organização, indicando a estruturação de organizações criminosas no território nacional. Da mesma forma, o senador tucano alude ao percentual de homicídios, que considera alarmante, bem como a agressões e violências contra as mulheres, sem que, conforme ele, o esquema de segurança do Estado disponha de meios efetivos para coibir a criminalidade.
De acordo com o senador do PSDB, embora haja explicações plausíveis para a decretação da intervenção militar no Rio, diante das proporções a que chegou a escalada criminosa naquele Estado, é indiscutível que houve um efeito danoso para outros Estados menos equipados do ponto de vista do efetivo policial, já que os bandidos adotaram a estratégia de migrar para lugares onde a vigilância é frouxa, escapando da alça de mira das tropas aquarteladas no Rio. Com isso, segundo Cássio Cunha Lima, agravou-se a intranquilidade entre populações nordestinas, como a da Paraíba, porque aumentou a incidência das ações criminosas. O parlamentar lamenta que o governo Ricardo Coutinho insista em tentar maquiar a realidade da Segurança na Paraíba, vendendo a ilusão de que a situação está sob controle, quando não está. Para ele, a reunião programada para hoje deverá gerar perspectivas de reforço federal para o combate à bandidagem, que assume diferentes modalidades no Nordeste brasileiro.
Nonato Guedes