Com a desistência do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) em concorrer ao governo do Estado, é cada vez mais intenso o aceno do esquema do governador Ricardo Coutinho (PSB) para atrair o grupo cartaxista para uma composição na disputa majoritária, agregando-se à candidatura do secretário João Azevedo, da Infraestrutura e Recursos Hídricos, ao Palácio da Redenção. Ontem, a secretária do Desenvolvimento Humano Cida Ramos, que foi candidata a prefeita de João Pessoa em 2016 e não logrou ir sequer para o segundo turno, garantiu não ter restrições a alianças que fortaleçam o projeto comandado pelo governador Ricardo Coutinho, por sua vez ainda silente sobre as suas chances de assumir uma candidatura ao Senado.
O nome de Lucélio Cartaxo, irmão gêmeo de Luciano, voltou a frequentar as rodas políticas como alternativa para compor a chapa majoritária encabeçada por Azevedo, ora como candidato ao Senado, ora como companheiro de chapa de Azevedo, ou seja, postulante à vice-governança. Lucélio foi candidato a senador em 2014 sem nunca ter disputado cargos eletivos e sua votação foi considerada expressiva pelos observadores. Fontes ligadas ao prefeito Luciano Cartaxo revelaram que ele ainda está na fase de decantação do trauma enfrentado com a falta de apoios na oposição para viabilizar a candidatura ao governo, até então tida como favorita em pesquisas informais. Mas asseveram que na hora oportuna Luciano romperá a postura de neutralidade e deverá ir ao palanque dos socialistas.
O governador Ricardo Coutinho sinalizou que não tem dificuldades para reatar entendimentos com o prefeito reeleito de João Pessoa, desde que ele se integre a um projeto que tem se empenhado em mudar práticas e costumes no Estado e em combater oligarquias que tentam se perpetuar no poder de mando. O deputado federal Efraim Filho, do Democratas, que compõe a base de sustentação política do governador, também frisou que não tem objeções a alianças que Ricardo julgar necessárias com vistas a fortalecer o projeto político do esquema que lidera. Estarei pronto a dar a minha colaboração às iniciativas que forem definidas em consenso, salientou o parlamentar, observando que há espaço para a solidificação da continuidade das metas postas em prática pela gestão de Coutinho. O governador, por sua vez, reafirmou mais ênfase no foco administrativo ao mesmo tempo em que se prontificou a participar ativamente de entendimentos políticos que possibilitem a construção de consensos vitoriosos para o próximo pleito.
Nonato Guedes