O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), mesmo tendo desistido de candidatar-se ao governo do Estado, confirmou que está agendado um encontro com o senador Cássio Cunha Lima, do PSDB, e outros líderes políticos, para a discussão de posições em torno da sucessão estadual. Cartaxo, segundo interlocutores seus, terá importante papel na campanha eleitoral, mesmo não figurando no páreo. O gestor disse que é natural a continuidade do processo de diálogo com o grupo de oposição e salientou que pretende auscultar opiniões sem impedimento de trocar ideias e fazer sua própria leitura em torno dos acontecimentos que vão se desenrolar no pleito deste ano no Estado.
Luciano pretende conversar, também, com o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (MDB). Além de tratar das questões da cidade, vamos dialogar e trocar ideias em relação à questão eleitoral que se desenha agora para 2018, confirmou o prefeito . Júnior tinha a expectativa de assumir a titularidade do cargo com uma iminente desincompatibilização de Luciano a pretexto de disputar o governo. Essa hipótese perdeu força com a desistência do alcaide, embora ainda haja gestões nos bastidores para levar Luciano a reconsiderar a atitude de não concorrer. O prefeito havia externado desapontamento com a falta de unidade das oposições em torno da questão sucessória e chegou a dizer que não iria ficar refém de posicionamentos externos, uma vez que já esgotara praticamente as discussões com expoentes de outros partidos.
Ontem, no programa Correio Debate, da rádio 98,3 FM (Correio Sat) que foi apresentado pela radialista Sandra Macêdo e pelas deputadas estaduais Daniela Ribeiro (PP) e Estelizabel Bezerra (PSB), a primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, foi entrevistada sobre vários assuntos, inclusive, sobre a desistência de Cartaxo. Ela ficou surpresa com a indagação sobre se teria influenciado decisivamente o marido, Luciano, a desistir da candidatura a governador, e tentou desconversar. Temos uma convivência saudável e sempre compartilhamos sentimentos. A decisão de Luciano foi importante e conta com a minha concordância, frisou. Maísa negou que qualquer vereador a tenha procurado para pedir empenho de sua parte no sentido de persuadir Luciano a voltar ao páreo.
– Há muita especulação sobre a possível volta de Luciano ao campo da disputa. Todo dia, algum jornalista afirma em algum blog que a chapa a ser apoiada por Luciano está fechada. Tudo não passa de especulação e, de minha parte, não tenho conhecimento de que possa haver uma reversão. A decisão foi tomada acrescentou Maísa Cartaxo, que, no papel de primeira-dama, desenvolve projetos sociais e incentiva a atuação de artesões e artesãs na Capital paraibana, mobilizando segmentos da sociedade para o apoio a esses experimentos. Em algumas áreas políticas passou a ser cogitada a hipótese de lançamento da candidatura de Lucélio Cartaxo, irmão gêmeo do prefeito, para substituir a este na corrida pelo governo do Estado. Lucélio é dirigente do PSD em João Pessoa e já foi candidato ao Senado em 2014, obtendo expressiva votação, mas não confirma os rumores sobre virtual postulação sua a cargo eletivo este ano.
Nonato Guedes