Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer. Na Paraíba, o símbolo dessa luta é o hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento da doença e o mais procurado em todo o Estado, que foi idealizado pelo médico e vereador que tinha o mesmo nome e faleceu de câncer em 1951, antes de ver seu projeto realizado. O médico e ex-prefeito de João Pessoa, Carneiro Arnaud, presidente da Fundação Hospital Napoleão Laureano, tem sido incansável no esforço para conseguir equipamentos e recursos que assegurem o atendimento a portadores da doença, sobretudo oriundos de famílias carentes.
Ele afirmou ao jornal Correio da Paraíba que a Fundação sempre tem tido apoio graças à credibilidade do trabalho que é desenvolvido, com repercussões além da Paraíba. Ainda recentemente, senadores e deputados federais paraibanos tomaram a iniciativa de promover um mutirão para colocar verbas no Orçamento Geral da União, favorecendo o hospital Napoleão Laureano. A expectativa de Carneiro Arnaud é de que em breve seja duplicada a capacidade de atendimento para quimioterapia. Ele garantiu que não pensa em reduzir os atendimentos feitos através do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Carneiro Arnaud considera épica a batalha empreendida por Napoleão Laureano para dotar João Pessoa de um hospital modelar no tratamento do câncer e no atendimento a portadores da doença, lembrando que a sociedade se comoveu e que houve apoios decisivos tanto na Paraíba como no Rio de Janeiro. Foi uma espécie de cruzada beneficente, que teve, também, caráter pedagógico na medida que conscientizou a população sobre os males causados pelo câncer e eventuais sequelas para portadores da doença, frisou o também ex-deputado federal. Carneiro não contém o seu orgulho com o atendimento de excelência que, conforme ele, torna-se viável graças à aquisição de equipamentos e aos recursos que nem mesmo hospitais da rede privada do Estado possuem.
Em breve, o hospital Napoleão Laureano ganhará um equipamento de PET Scan, cujo custo é da ordem de R$ 5,5 milhões, e que possibilita a realização da tomografia do corpo inteiro. Também foi adquirido um microscópio Zeiss, que, é raro no Brasil, havendo apenas dois um na Bahia. A nossa luta é permanente e envolve o esclarecimento constante da população, com informações precisas sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer, bem como sobre os avanços que tem sido alcançados nas pesquisas empreendidas em centros de referência de várias partes do mundo, assinalou o médico Carneiro Arnaud.
Nonato Guedes