O jornal Correio da Paraíba, em sua versão dominical impressa, que circula desde o final do sábado, informa que o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, de São Paulo, teria comprado o Unipê Centro Universitário de João Pessoa, numa transação avaliada como milionária. Nem o Unipê nem os empresários paulistas quiseram dar detalhes sobre a transação, que confirma o ritmo de expansão do Cruzeiro do Sul. O Unipê é uma das mais tradicionais universidades privadas da Paraíba.
Esta seria a décima aquisição do grupo paulista, que também opera no ensino médio e fundamental. Textualmente, informa o Correio da Paraíba a respeito: De acordo com informações de fontes do mercado, a negociação entre o grupo paulista e o pessoense teria envolvido cifras que contabilizam ao menos nove dígitos. O negócio não foi oficialmente anunciado e as partes não se manifestaram de forma pública sobre o assunto. A reportagem do Portal Correio entrou em contato com o grupo Cruzeiro do Sul Educacional por meio de ligações e e-mails, mas até o fechamento desta matéria não foi enviada resposta.
A Cruzeiro do Sul está procurando se agigantar no mercado com a aquisição de instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação, pós-graduação presenciais e à distância, além de programas de extensão.
O grupo conta, ainda, com colégios de ensino fundamental e médio na capital paulista e em várias cidades do interior de São Paulo. Fundada em 1999, a Cruzeiro do Sul tem em torno de 10 mil alunos em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O Centro Universitário de João Pessoa Unipê ocupa uma área de 30 hectares e está localizado próximo à Mata do Buraquinho reserva urbana da Mata Atlântica. O Unipê tem, atualmente, 25 cursos de nível superior, sendo 13 de bacharelados, um de licenciatura e 11 superiores de tecnologia. Além disso, oferece Especialização e MBA, Mestrado em Direito e Cursos de Educação à Distância.