Em sua sétima edição, o Câmara no Seu Bairro ouviu as demandas dos moradores do Alto do Mateus na noite desta quinta-feira (26). O encontro com os parlamentares pessoenses aconteceu no Centro Esportivo Chievo Brasil, localizado na rua Luiz de França Pereira. Entre as reivindicações apresentadas estiveram, em destaque, iluminação pública, mais médicos e agentes nas unidades de saúde, calçamento, ações voltadas ao desenvolvimento do esporte, melhorias no transporte coletivo, na área de educação e segurança pública.
A audiência pública foi presidida pelo vereador professor Gabriel (PSD), o mais votado na localidade, e contou com a participação do presidente da CMJP, Marcos Vinícius (PSDB), e dos seguintes parlamentares: Lucas de Brito (PV), João Corujinha (PSDC), Eduardo Carneiro (PRTB), Tibério Limeira (PSB), Carlão (PSDC), Sandra Marrocos (PSB), Eliza Virgínia (PP), Humberto Pontes (Avante), Bosquinho (PSC), Marcos Henriques (PT) e Bruno Farias (PPS).
Professor Gabriel agradeceu ao presidente da CMJP por ter instituído o programa Câmara no Seu Bairro, que possibilita aos vereadores ouvirem os moradores de todas as comunidades da Capital de forma direta e efetiva. Trabalhei aqui durante 20 anos e sempre existiu um problema de grande importância nesta localidade, que é a infraestrutura. Mas estamos atentos para essa questão e hoje vamos ouvir suas outras reivindicações. Após a apresentação dessas demandas, vamos levá-las aos órgãos competentes para suas devidas soluções, comentou.
O representante do Orçamento Participativo (OP), Edson Silva, falou que três ruas do bairro estão em processo de licitação para pavimentação e as principais vias do bairro irão receber iluminação com lâmpadas de LED. Em relação a educação, existe na localidade a primeira escola bilíngue da cidade e estamos em processo de licitação para reformas de duas escolas e de um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), afirmou.
Os moradores do bairro, que estiveram na tribuna popular, exaltaram a possibilidade de poderem falar diretamente com seus representantes e reivindicarem mais atenção de todos para comunidade, principalmente na área de segurança pública.
Luciano Alves cobrou mais atenção do Poder Público para localidade. Não quero saber quem é situação ou oposição. Queremos saber quem é do povo! Faltam médicos, agentes em nossas unidades de saúde, além de reformas em nossas escolas, afirmou.
José Justino solicitou a implantação de uma feira livre na localidade, enquanto Tadeu Lima solicitou ações voltadas ao esporte. Vilberto Salusto da Silva falou sobre transporte coletivo alegando que as linhas destinadas a região não estão cumprindo com o seu papel. Especificamente a linha 108, porque existem apenas dois veículos para atender toda a comunidade, alegou.
Emenda Cidadã
Todas as solicitações apresentadas no Câmara no seu Bairro são compiladas pelos parlamentares e equipe de servidores da CMJP. A ideia é que as demandas se tornem proposituras viabilizadas no Legislativo, a fim de que sejam encaminhadas aos órgãos municipais competentes para a resolução de cada uma.
Esse contato com os moradores, indo lá nas comunidades, conhecendo de perto a realidade da nossa cidade, é muito importante para nós, vereadores, que têm ouvido cada morador e direcionado, com muito mais propriedade, o destino das Emendas Cidadãs, que criamos no ano passado para ser executada a partir deste ano, comentou o presidente do Legislativo pessoense, Marcos Vinícius.
Criado também no ano passado, por iniciativa da atual Mesa Diretora, o Câmara no Seu Bairro já visitou seis bairros antes de chegar ao Alto do Mateus: Mangabeira, Valentina Figueiredo, Praia da Penha, Bairro dos Estados, Jardim Planalto e Brisamar.
Damião Rodrigues – CMJP