Ainda está em andamento uma pesquisa encomendada pela direção do Partido Progressista (PP), na Paraíba, que servirá como bússola sobre tendências eleitorais para nortear a posição que a agremiação tomará com relação a candidaturas ao governo do Estado. O vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, presidente do diretório regional do PP, revelou, ontem, em entrevista a uma emissora de rádio da Capital, que o PP apoiará um candidato que o povo aceite. Lembrou que imposições de nomes sem receptividade podem ser catastróficas e deu como exemplo o pleito em que Argemiro de Figueiredo tentou impor a candidatura de Veneziano do Rêgo para prefeito de Campina e este perdeu para Elpídio de Almeida. Veneziano era avô do hoje deputado federal Veneziano Vital do Rêgo.
Enivaldo salientou que o PP tem conversado com várias lideranças políticas na tentativa de extrair um consenso. A agremiação não faz restrições maiores a quem quer que seja, mas questiona métodos de condução do lançamento de candidaturas. O que nos preocupa é a forma como o processo está sendo conduzido em nome das oposições, adiantou o pai da deputada estadual Daniella Ribeiro. Conforme Enivaldo, foi um erro tático o lançamento da candidatura de Lucélio Cartaxo (PV) ao governo com o apoio do PSDB e PSD, sem consulta aos demais partidos do chamado campo oposicionista. Eles se precipitaram e lançaram uma chapa sem ouvir todos os partidos. Não se pode fazer política desagregando, reiterou.
O presidente do Progressistas reafirmou opinião do seu filho, deputado federal Aguinaldo Ribeiro, de que o jogo com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, estava zerado, não por parte do PP mas por parte do próprio partido do prefeito, o PV, e do PSDB, que lançaram uma chapa sem consultar os demais aliados. Enivaldo lembrou, ainda, que quando Luciano Cartaxo desistiu do desafio de ser candidato, o prefeito de Campina, Romero Rodrigues, resolveu também não aceitar, mesmo sabendo que teria grandes chances de vir a ser eleito. Não sei porque ele não aceitou. O problema é de foro íntimo, do prefeito Romero, prosseguiu, admitindo que o PP está intensificando conversações com o senador José Maranhão, presidente do diretório regional do MDB e pré-candidato a governador por essa legenda.
Nonato Guedes