O escritor e jornalista Hélder Moura inicia, nesta quinta-feira, 10, uma série de apresentações de seu mais recente livro, Inventário das pequenas coisas, que traz uma coletânea de contos, numa nova fase do escritor. É seu primeiro livro depois do romance O incrível testamento de Dom Agápito, que se encontra em 4ª edição, e já foi lançado em vários países.
A apresentação de estreia irá ocorrer na Academia Paraibana de Letras, dentro do 51º Por do Sol Literário. O livro tem prefácio do professor e escritor José Mario da Silva Branco, da Academia Paraibana de Letras, que fará a apresentação, mas também traz, como detalhe, ilustrações da artista plástica Cris Peres em todos os contos, que exibirá as obras em pó de café que compõem o livro.
Um livro de contos é um novo desafio e Inventário vem como uma espécie de ponte, mas como uma abordagem diferente, entre Dom Agápito e o próximo romance, O inquérito do nosso estranho amor, que deverá sair ainda este ano, avalia o escritor.
Composto por nove narrativas, Inventário das Pequenas Coisas engendrado por Hélder Moura pauta-se por algumas recorrências, verdadeiras invariantes básicas que cartografam o seu peculiar jeito de rastrear as pequenas coisas da vida, e, com elas, compor o seu particular e coletivo inventário. Particular, porque sinalizadores das obsessões dos narradores e personagens que ele põe em cena, afirma José Mário.
O escritor – Hélder Moura nasceu em Campina Grande e vive, atualmente, em Intermares, Cabedelo. Jornalista, professor e psicanalista, o escritor, que é mestre em Literatura e Psicanálise (UFPB), já ganhou vários concursos de ensaio e poesia, publicou, em 1985, o livro de poema Coração de Cedro e, em 2012, o romance O Incrível Testamento de Dom Agápito, este lançado no Brasil, Portugal, Alemanha, França, Noruega, Estados Unidos e México, ora em 4ª edição e já traduzido para inglês, italiano e espanhol.