O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), e o governador Ricardo Coutinho (PSB), estiveram em Campina Grande no velório do ex-deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), que faleceu ontem e cujo corpo será sepultado hoje. Tanto Rodrigo como Ricardo enalteceram a trajetória política de Rômulo, destacando a sua dedicação à vida pública e sua preocupação com os mais carentes. Rômulo Gouveia integrava a atual Mesa da Câmara Federal e o presidente Rodrigo Maia ressaltou que ele se portou com espírito público, sempre empenhado em defender reivindicações de interesse do povo paraibano.
O governador Ricardo Coutinho, por sua vez, mencionou a habilidade de Rômulo para conviver com grupos políticos opostos e aludiu ao fato dele ter sido seu vice-governador na chapa vitoriosa nas eleições de 2010, que teve o apoio do clã Cunha Lima. Ricardo frisou, ainda, que votou em Rômulo para presidente da Assembleia Legislativa quando os dois integravam aquele Poder. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), por sua vez, ponderou a lacuna aberta com a morte de Rômulo, expressando que ele era atencioso com as lideranças políticas e identificado com as camadas populares, cujas carências conhecia desde que atuou como líder comunitário, na condição de presidente de Sociedade de Amigos de Bairros da cidade campinense. O deputado federal Veneziano Vital (PSB), que derrotou Rômulo para prefeito de Campina, disse que o espírito público constituía uma das qualidades do ex-vice-governador, cujo mandato será ocupado pelo primeiro suplente Marcondes Gadelha, presidente do diretório do PSC no Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB) e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) realçaram, em depoimentos à imprensa, a disciplina política de Rômulo para com os compromissos envolvendo lutas e pleitos em favor da população paraibana. Luciano, inclusive, fez parte dos quadros do PSD, presidido por Rômulo, e tinha o apoio dele para ser candidato das oposições ao governo do Estado em outubro. De acordo com o prefeito, o seu desligamento do PSD não alterou a relação amistosa com o ex-deputado Rômulo Gouveia, que também foi presidente da Câmara Municipal de Campina Grande. Inúmeros outros expoentes políticos acorreram a Campina Grande para levar sua solidariedade à viúva, Eva Gouveia, e aos quatro filhos do ex-deputado federal.
Em João Pessoa, profissionais de imprensa referiram-se ao empenho que Rômulo Gouveia teve para a implantação da TV Assembleia, como instrumento importante de veiculação dos debates e das atividades parlamentares. O jornalista Gilson Souto Maior referiu-se, em rede social, à sensibilidade do ex-presidente da AL, que também priorizou a aproximação maior entre o Poder Legislativo e a população. A iniciação política de Rômulo deu-se em articulação com o ex-governador Ronaldo Cunha Lima e, depois, ele estreitou laços com Cássio. A saída de Rômulo do PSDB não se deveu a incompatibilidades com dirigentes do partido no Estado, mas à falta de prestígio por parte da cúpula nacional, que conforme ele afirmou numa das entrevistas sequer telefonou-lhe para cumprimenta-lo pela ascensão à vice-governança do Estado. Agastado com a desatenção, o ex-deputado Rômulo Gouveia movimentou-se para ingressar no PSD e controlar a legenda na Paraíba, o que lhe foi garantido por Gilberto Kassab, presidente nacional. A expectativa é de que o diretório estadual do PSD seja presidido, de agora em diante, pelo deputado estadual Manoel Ludgério, mas os dirigentes nacionais ainda não sinalizaram nada nesse sentido.
Nonato Guedes