O ex-governador da Paraíba Ivan Bichara Sobreira vai ser homenageado pelo transcurso do centenário de seu nascimento, que ocorrerá no próximo dia 24 de maio, graças a uma iniciativa do deputado estadual Jeová Campos que propôs a realização de uma Sessão Especial, em conjunto com a Câmara Municipal de Cajazeiras, cidade natal do homenageado. A Sessão conjunta da ALPB e da Câmara ocorrerá no próximo dia 25, às 17h, em Cajazeiras.
O ex-Governador da Paraíba, Ivan Bichara Sobreira, deixou um legado de homem público ético e honesto, portanto, atende aos requisitos legais e necessários para que a ALPB preste esta justa homenagem, destaca Jeová Campos. O parlamentar lembra que em função dele ter nascido em Cajazeiras e de ter como homem público direcionado obras e ações relevantes para o município, a Sessão Especial será realizada de forma conjunta com a Câmara de Vereadores de sua cidade Natal.
Sobre o homenageado
Filho de João Bichara e de Hermenegilda Sobreira, o homenageado nasceu no dia 24 de maio de 1918, em Cajazeiras, na Rua Sete de Setembro e faleceu no Rio de Janeiro no dia 11 de junho de 1998. Era casado com Mirtes de Almeida Bichara, sobrinha de José Américo de Almeida e teve sete filhos: José Humberto, Ivan Filho, Maria Lavínia, Jeanine, George Victor, José Augusto e Paulo Martinho.
Ivan Bichara Sobreira trabalhou no jornal A Imprensa, através de concurso iniciou sua escalada na vida pública, ingressando no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), onde exerceu a função de Oficial de Administração, cursou Ciências Jurídicas e Sociais, na Faculdade do Recife, em 1946. Foi Deputado Estadual e Federal em várias legislaturas, foi nomeado Presidente do Conselho Consultivo das Caixas Econômicas Federais foi indicado pelo presidente Ernesto Geisel (1974-1979) candidato ao governo da Paraíba, nas eleições indiretas que se realizariam em setembro desse ano. Eleito pela Assembleia Legislativa paraibana, tomou posse em março de 1975 sucedendo o ex-Governador Ernâni Sátiro. Em agosto de 1978 deixou o governo da Paraíba, sendo substituído pelo vice-governador Dorgival Terceiro Neto.