O Vale do Piancó, uma das mais politizadas regiões da Paraíba, terá várias candidaturas de deputado federal na eleição deste ano e uma das que se tem destacado com mais intensidade é a do jornalista Josinato Gomes, natural da cidade de Itaporanga e radicado em João Pessoa há décadas. Ele reside no Bairro Valentina de Figueiredo, na Zona Sul da capital, e também é acadêmico de Direito, no Unipê.
Atento ao rigor da legislação eleitoral, ele não vem avançando, nessa fase de pré-campanha ao contrário do que se verifica em relação a outros nomes -, mas já se dispõe, para não ficar muito para trás, a pelo menos empreender um projeto de visitação a várias cidades do interior do estado a partir de junho que vem. Ele diz lamentar profundamente que o legislador federal tenha encurtado o tempo de campanha eleitoral (a oficial), para 45 dias, acusando-o de incorrer em contradição (para ele, intencional), constatando que a pré-campanha, de fato, é a própria campanha, com pedidos de votos, em todos os recantos do estado.
Filiado ao PTB, que é presidido, no estado, pelo ex-senador Wilson Santiago, Josinato Gomes está entre os simpatizantes da pré-candidatura do ex-secretário João Azevêdo (PSB) e diz-se orgulhado de seguir politicamente não apenas a Santiago, mas também ao governador Ricardo Coutinho.