Seguindo orientação do Tribunal Superior Eleitoral, como afirma, o deputado federal Luiz Couto, do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, deflagrou na internet a arrecadação legal de recursos para custear sua campanha à reeleição à Câmara, disponibilizando um link que os interessados e simpatizantes do seu mandato podem acessar para reforçar a logística do parlamentar. Couto é um dos mais atuantes parlamentares da bancada federal paraibana há algumas legislaturas, destacando-se, principalmente, na defesa dos direitos humanos e na denúncia de graves violações que são cometidas, inclusive, por milícias privadas a serviço do poder econômico e poder político.
O nome de Luiz Couto chegou a ser cogitado como alternativa para concorrer ao Senado em composição com o PSB paraibano e diante da perspectiva de que o governador Ricardo Coutinho (socialista) fosse também candidato àquela Casa. Ricardo, entretanto, preferiu permanecer no exercício do mandato até o último dia, prometendo empenhar-se, principalmente, pela eleição do seu candidato a governador, o ex-secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, João Azevedo, elogiado pelas qualidades técnicas e pelo domínio da problemática de João Pessoa e de cidades da Paraíba, mas neófito na atividade política por nunca ter disputado mandatos eletivos em sua trajetória na vida pública, tendo participado, inclusive, de administrações municipais em João Pessoa.
Luiz Couto, por sua vez, não comenta a hipótese de disputar mandato ao Senado, limitando-se, na sua página na web, a reafirmar os compromissos de luta em uma nova campanha para deputado federal, com vistas a contribuir para a melhoria das condições de vida da população. No apelo a eventuais doadores de recursos financeiros para custear sua campanha, o deputado deixa os voluntários inteiramente liberados para contribuírem dentro das suas possibilidades ou limitações. Ele menciona entre os compromissos que assume como bandeiras para o exercício de um novo mandato a defesa de direitos sociais dos trabalhadores, sendo enfático ao acusar o governo do presidente Michel Temer de frear o avanço das conquistas alcançadas nas gestões dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
O deputado petista paraibano tem liderado movimentos de solidariedade ao ex-presidente Lula da Silva, que está recolhido à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, cumprindo pena de 12 anos e 1 mês de prisão decretada pelo juiz Sergio Moro, por alegação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Couto fez parte de uma comitiva de parlamentares que se preparou para ir a Curitiba solidarizar-se pessoalmente com o ex-presidente Lula, mas cujo acesso foi barrado pelas autoridades policiais a pretexto de cumprir execução judicial. Ele fez pronunciamentos na Câmara dos Deputados, vocalizando seu protesto diante do que considera injustiça a prisão do ex-presidente Lula e, mais ainda, a inelegibilidade dele para concorrer novamente a presidente da República. Recebeu uma mensagem enviada por Lula, agradecendo a solidariedade e a lealdade a ele e aos princípios do Partido dos Trabalhadores.
Nonato Guedes