Na tarde desta segunda-feira (28), a trajetória de vida do ex-governador da Paraíba e escritor Ivan Bichara (1918-1998) foi relembrada, durante sessão solene realizada em alusão aos cem anos de seu nascimento. A homenagem foi proposta pelo vereador Milanez Neto (PTB) e pela deputada estadual Camila Toscano (PSDB) e foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
A mesa de trabalho foi composta pelos propositores da solenidade, mais o ex-prefeito de Cajazeiras, Antônio Quirino de Moura; o secretário municipal de Turismo de João Pessoa, Fernando Paulo Milanez; o tabelião público e ex-chefe de gabinete do homenageado, Germano Toscano; o coronel do Exército Adolfo Maia; e a neta do homenageado Ana Maria Bichara.
O vereador Milanez Neto falou que Ivan Bichara construiu uma história de amor, responsabilidade, ética e honestidade. Muito me orgulho em homenagear um político que tinha na essência a luta pela Educação e tornou-se um dos mais brilhantes políticos brasileiros. Um verdadeiro exemplo para todos os parlamentares paraibanos. Só os grandes nomes da política, como ele, conseguem ser eternos exaltou.
A deputada estadual Camila Toscano fez um breve resumo da trajetória de vida do homenageado, destacando sua passagem como governador da Paraíba de 1974 a 1978, em indicação do presidente militar Ernesto Geisel. Ivan Bichara é uma figura emblemática que contribuiu com o desenvolvimento político e intelectual do nosso estado, resumiu.
Já o ex-prefeito de Cajazeiras, Antônio Firmino Moura, anunciou que as comemorações do centenário de nascimento de Ivan Bichara iniciou com uma celebração religiosa e se estende por ações diversas na cidade. Nenhum político trabalhou tanto por Cajazeiras como Ivan Bichara, afirmou.
O evento contou com a presença do vereador Leo Bezerra (PSB), além de familiares, amigos e admiradores do homenageado, e diversas personalidades pessoenses, como, por exemplo, o presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), Damião Ramos Cavalcanti, e o jornalista Gonzaga Rodrigues. As vozes do Coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal e solista Paulo Brasil, apresentaram o Hino Nacional.
O homenageado
Cajazeirense, nascido em 24 de maio de 1918, Ivan Bichara Sobreira formou-se na Faculdade de Direito do Recife, em 1945, e, após o término do curso, voltou à Paraíba, onde advogou, principalmente, nas cidades de Guarabira e Sapé, além da Capital.
Ivan Bichara passou em concurso público para procurador na Paraíba e entrou na política em 1946. Foi deputado estadual, federal, governador da Paraíba e escritor. Entre suas obras publicadas, destacam-se O Romance de José Lins do Rego (1971); Carcará (1984); Tempo de Servidão (1988) e Joana dos Santos (1995). Faleceu no Rio de Janeiro em 11 de junho de 1998.
Damião Rodrigues