O deputado Gervásio Maia (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, estipulou para julho o reinício das atividades parlamentares com o prédio-sede na Praça dos Três Poderes e Anexos completamente reformado. As obras, orçadas em R$ 1,9 milhão, tiveram início no começo do ano e os trabalhos da AL estão sendo realizados atualmente no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa. Ontem, Maia vistoriou o prédio sede para verificar o andamento da reforma e assegurou o retorno logo após o recesso parlamentar.
Além do plenário, a Assembleia também vai ganhar um novo Centro de Saúde, com quatro pavimentos próprios e consultórios médico, odontológico e psicológico. Também está sendo construído um edifício-garagem, que deve resolver o problema da falta de vagas para estacionamento de veículos. O presidente observou que as obras comprovaram que não havia necessidade de transferir a Assembleia da Praça dos Três Poderes para a avenida Epitácio Pessoa, como estava sendo cogitado quando ele se investiu no cargo. Nós, realmente, temos espaços na Casa para permanecer trabalhando aqui, frisou.
Gervásio contou que pelo novo formato estará tudo amplo e com muita acessibilidade, além de dispor de um sistema moderno de combate e prevenção de sinistros. A sua expectativa é de que haja grande economia de energia. Estamos todos muito empenhados para a conclusão das obras que irão transformar toda a dinâmica dos trabalhos parlamentares e das atividades dos funcionários. Tenho acompanhado o andamento dos serviços, solicitando alguns ajustes em partes como a de acessibilidade e manutenção para proporcionar um ambiente agradável a toda a população. Estamos com o serviço sob controle e certos de que logo estaremos exercendo nossas funções no prédio-sede desta Casa, adiantou o dirigente da Casa de Epitácio Pessoa. Maia sucedeu na presidência ao deputado Adriano Galdino, em cuja gestão circulou o projeto para transferência do prédio-sede para a avenida Epitácio Pessoa. Numa articulação promovida com o próprio Adriano Galdino e contando com o apoio valioso do governador Ricardo Coutinho, a Mesa atual logrou soluções razoáveis e econômicas, adquirindo o prédio do antigo Hotel Parahyba Palace, no entorno da Praça dos Três Poderes, para acomodar departamentos essenciais ao funcionamento da Casa. A valorização do Centro Histórico de João Pessoa, com a permanência da Assembleia, foi elogiada por autoridades como o prefeito e ex-deputado estadual Luciano Cartaxo (PV), que destacou a sensibilidade de Gervásio para com as políticas de preservação.
Nonato Guedes