O procurador do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas e o suplente de vereador Marmuthe Cavalcanti provocaram o Ministério Público Eleitoral do Estado pela cassação do mandato da vereadora e suplente de deputada estadual Eliza Virgínia. Na ação, Varandas argumenta que houve cometimento de infidelidade partidária da parlamentar ao trocar o PSDB pelo Progressistas, no período de vigência da chamada janela partidária, facultada por lei. Prestes a assumir a vaga de Daniella Ribeiro (Progressistas) na Assembleia Legislativa, a vereadora por João Pessoa suspendeu a posse para se dedicar à sua defesa.
Conforme a explicação de Eliza Virgínia, o procurador Eduardo Varandas comunicou ao Ministério Público Eleitoral a troca de partido alegando que a intenção é de que seja investigado se a mudança fere ou não a legislação eleitoral. A iniciativa foi do procurador Eduardo Varandas e de Marmuthe Cavalcanti. Só que no caso de Varandas, além disso, ele provocou o Ministério Público e disse que eu costumava colocar leis como a escola sem partido, que na sua opinião é inconstitucional. Ele entrou no mérito da minha ação parlamentar, extrapolando a questão partidária. Ou seja, o Ministério do Trabalho demonstrou que estava querendo interferir indevidamente, adiantou.
Os autores da ação, no comunicado, argumentaram que a legislação permite a troca de siglas apenas para políticos que estejam em final de mandato, o que não seria o caso específico de Eliza Virgínia, que ainda temais dois anos e meio como vereadora na Câmara Municipal de João Pessoa. A chamada janela partidária foi uma exceção aberta pelo Tribunal Superior Eleitoral para acobertar parlamentares interessados em migrar de partido sem o risco de se sujeitarem a sanções. Inúmeros políticos, na Paraíba e em outros Estados, beneficiaram-se do privilégio.
Se a vereadora Eliza perder o mandato por infidelidade partidária, o maior beneficiado é o suplente de vereador Marmuthe Cavalcanti. Ele foi autor de uma homenagem ao procurador do Trabalho Eduardo Varandas. Em 2016 foi aprovada na Câmara Municipal a concessão da Medalha Cidade de João Pessoa.