Uma sessão solene às 18h30 desta sexta-feira na Casa de José Américo, no bairro do Cabo Branco, marcará o lançamento do livro Os 100 anos de Ivan Bichara Inéditos, que reúne crônicas, artigos e ensaios escritos pelo ex-governador da Paraíba, publicados na imprensa local e nacional, sobre temas variados, relacionados a aspectos administrativos e do cotidiano.
A obra é fruto de uma sugestão do tabelião Germano Toscano de Brito, ex-chefe de gabinete do ex-governador Ivan Bichara, prontamente aceita pelos familiares e que teve na filha Marília Lavinia a ordenadora e pesquisadora do conteúdo literário inédito do pai. A convite de Germano, o cronista e acadêmico Gonzaga Rodrigues – que fará a apresentação organizou e estruturou a edição, que contou com o incentivo do presidente da Academia Paraibana de Letras, Damião Ramos Cavalcanti.
Veia e tino literários
A veia e o tino literários de Ivan são comprovados por críticos abalizados, como Antônio Carlos Villaça, Carlos Drummond de Andrade, Nertan Macedo, Luís Viana Filho, Josué Montello, Ascendino Leite e Hildeberto Barbosa, entre outros. São de sua autoria, além de três romances (Carcará, Tempo de Servidão, Joana dos Santos), ensaio crítico sobre O Romance de José Lins do Rêgo.
Nos romances, ele teve como fontes de inspiração, respectivamente, a infância em Cajazeiras, tendo como pano de fundo, a invasão da cidade, em 1926, pelo bando de Sabino Gomes; uma história de amor vivida no tempo da ditadura Vargas e numa reconstrução histórica, as entrâncias da Coluna Prestes pelos sertões do Nordeste na época do governo do presidente Arthur Bernardes.
No próximo mês de agosto, sob a coordenação do professor Francelino Soares de Souza, será lançada uma reedição, com grafia atualizada, do romance Carcará, cuja primeira edição é da J. Olympio Editora, que lhe concedeu os direitos para a mesma.
Depoimentos
Na ocasião, também será lançado com sua apresentação e organização, o livro Depoimentos, para o qual foram selecionados textos escritos sobre Ivan Bichara, tanto na imprensa nacional, como escritos atuais da classe representativa do mundo social, politico e literário. Em seguida, será implantado na Av. Presidente João Pessoa, em Cajazeiras, um busto do homenageado, no local onde existia a casa onde ele nasceu.
As três publicações não têm caráter lucrativo e serão ofertados aos que se fizerem presentes aos eventos. Os lançamentos fazem parte de vasta, justa e merecida programação ao centenário de nascimento de Ivan, coordenada pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através do prefeito José Aldemir Meireles e do secretário de Cultura Ubiratan de Assis, que constou de sessões solenes realizadas pela Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, APL e Câmaras Municipais de João Pessoa e Cajazeiras.