Os vereadores de Cabedelo decidiram se antecipar a um provável retorno de Wellington (Leto) Viana, do PRP, à prefeitura municipal, e o afastaram do cargo, juntamente com o vice Flávio Oliveira. Os edis da cidade portuária temem que Leto possa ser solto na próxima semana e tente voltar ao mandato de prefeito, atualmente exercido pelo vereador Victor Hugo, do PRB. A decisão foi tomada dois dias depois que o jornal Correio da Paraíba denunciou que Leto Viana, mesmo preso em João Pessoa, continua recebendo salários.
O afastamento consumado ontem tomou por base petição apresentada pelo presidente do diretório municipal do Psol em Cabedelo, Marcos Patrício. O partido solicitou a resolução que determina a suspensão das funções dos denunciados que estão enfrentando um processo de cassação no legislativo cabedelense. Leto Viana foi preso no dia 3 de abril deste ano pela Polícia Federal, no primeiro dia da Operação Xeque-Mate, que envolveu sua esposa, vereadores, suplentes de vereadores e secretários municipais. Desde então, Viana se encontra recolhido ao xadrez do Quinto Batalhão da Polícia Militar, no bairro Valentina Figueiredo, na Capital.
A hipótese de soltura de Leto passou a ser admitida nos últimos dias com o prognóstico deque poderá acontecer na próxima segunda-feira, caso o Tribunal de Justiça assim se manifeste quando os desembargadores apreciarem o Agravo Interno constante dos autos da Medida Cautelar de Busca e Apreensão, dentro da Operação Xeque-Mate. O relator da matéria é o desembargador João Benedito da Silva. A resolução apresentada na Câmara de Cabedelo pelo dirigente do Psol foi incluída no expediente da sessão ordinária da Casa, com pedido de urgência urgentíssima, sendo aprovado pela maioria. O prefeito e o vice estão afastados dos cargos desde abril. Leto Viana foi acusado de comprar o mandato do então prefeito José Maria de Lucena Filho, conhecido por Luceninha, de quem era vice, por R$ 5 milhões. A Polícia Federal, através da Xeque-Mate, desbaratou uma quadrilha que desviava recursos da prefeitura municipal de Cabedelo.