Com a proximidade das festas juninas e em ano de Copa do Mundo, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) lançou mais uma campanha contra o trabalho infantil. Criada pela agência publicitária Sin Comunicação, o objetivo é de conscientizar a sociedade sobre os males provocados pelo trabalho precoce de crianças e adolescentes, que aumenta na Paraíba durante o período de São João. A campanha tem como mote Quando a infância é perdida, não tem jogo ganho.
A repercussão criativa foi tão positiva que outros estados já estão aderindo a campanha, que deve ter veiculação nacional de algumas peças. Com recursos visuais e verbais que remetem diretamente aos festejos, a Sin Comunicação desenvolveu ?filme, spot, anúncio de jornal, cartaz, camisa, busdoor, leque? e ações para as redes sociais.
Tivemos o privilégio, de pelo segundo ano consecutivo, criar a campanha contra o trabalho infantil para o MPPB. É sempre um grande prazer trabalhar com um assunto tão relevante para a nossa sociedade. Reunimos uma equipe que estava realmente engajada com o projeto e o resultado não podia ser melhor. Estamos muito felizes, comentou Elaine Borges, coordenadora de Criação da Sin Comunicação.
Para o doutor Raulino Maracajá, procurador do MPT-PB, o principal resultado da campanha é conseguir levantar o debater sobre exploração sexual e infantil. Temos dados alarmantes com relação ao número de menores explorados. É preciso ficar claro que o trabalho infantil deixa marcas negativas nas crianças e adolescentes que o fazem. O slogan criado ficou maravilhoso, diz tudo em uma única frase. O que a gente espera é obter o apoio da sociedade para não comprar, não fomentar e não defender essa prática ilegal.