Uma programação especial realizada no final da tarde de ontem, em João Pessoa, assinalou o transcurso dos 73 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral na Paraíba e, na oportunidade, o presidente Romero Marcelo da Fonseca Oliveira outorgou comendas de alta distinção aos desembargadores José Aurélio da Cruz e Maria das Graças Morais Guedes, primeira mulher a presidir a Corte entre 2016e 2017. Servidores da instituição também foram distinguidos em reconhecimento à colaboração encetada para o desempenho do Tribunal Regional Eleitoral.
O desembargador Romero mostrou sua preocupação com o atual momento vivenciado pelo país, pontuado por fragilização das instituições e descrédito de eleitores em relação à classe política. Ele chegou a sugerir que haja um levante do povo brasileiro em prol da realização de eleições limpas em outubro, missão que a seu ver deve ser assumida, também, por todos que integrarem a Justiça Eleitoral. De acordo com o desembargador, o eleitor deve ter consciência de que é protagonista do pleito e, sendo assim, executar na plenitude o seu papel. Romero Marcelo enfatizou o caráter eclético da Justiça Eleitoral que vem se fortalecendo ao longo dos anos, como orientador, regulamentador, disciplinador do processo eleitoral e até o poder de polícia, quando está em jogo a questão da propaganda eleitoral.
O desembargador José Aurélio da Cruz falou da importância da homenagem prestada pelo Tribunal Regional Eleitoral como reconhecimento aos serviços prestados quando fez parte da Corte, ocupando cargos como o de vice-presidente, presidente e corregedor. Exercemos um importante trabalho, realizamos as eleições dentro daquilo que foi programado, entregamos o resultado em tempo recorde e graças a Deus tudo deu certo nas eleições que presidi nesta Corte Eleitoral, acrescentou ele. A desembargadora Maria das Graças Guedes fez um agradecimento especial aos que compõem a Corte Eleitoral do Estado, enquanto o defensor público Sylvio Porto destacou a importância da homenagem e da honra de poder receber uma importante comenda alusiva ao trabalho que ali empreendeu.