O radialista Emerson Machado, apelidado de Môfi, desligou-se do Sistema Correio de Comunicação em tempo hábil, de acordo com a lei, para se registrar como candidato a deputado federal nas eleições programadas para outubro. Ele apresentava o programa Balanço Geral da 98 FM e era repórter da TV Correio. Sua especialidade sempre foi a cobertura de fatos policiais, e o estilo populista por ele adotado rendeu-lhe receptividade e prestígio.
Emerson vai ficar três meses afastado de atividades profissionais na imprensa e tem a expectativa de ser um dos fenômenos da campanha eleitoral vindoura, tirando proveito do descrédito do eleitorado em relação aos políticos de diferentes partidos. Além de ter audiência no rádio e na TV, Machado é tido como estrela nas redes sociais e possui umdiscurso em tom duro contra a criminalidade e contra a corrupção. Vim do povo, não tenho medo, nem papas na língua, ressalta o repórter, auto-definindo-se. Indagado sobre a concorrência acirrada que se prevê na disputa proporcional, observou que,de fato, será uma formiguinha no meio do formigueiro, com a possibilidade concreta, entretanto, de surpreender.
O Sistema Correio de Comunicação é pródigo em promover quadros que acabam ingressando na política. Um dos casos mais emblemáticos foi o do comunicador Jota Júnior, já falecido, que governou a prefeitura de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, emduas oportunidades, e encerrou a passagem com quota de desgaste popular. Môfi mira, contudo, em outros exemplos de fenômenos,tais como Toinho do Sopão, que se elegeu deputado estadual com votação estupenda, e Santino, que se elegeu à Câmara Municipal de João Pessoa. Os dois não lograram alcançar a reeleição em pleitos seguintes. Emerson Machado será candidato pelo PRB.