O prefeito em exercício de Cabedelo, Vítor Hugo, investido no cargo com o afastamento e prisão do titular Wellington Viana (Leto) e punição ao vice-prefeito, entrega amanhã, às 15h, a praça João Pereira de Lacerda, dotada de equipamentos comunitários e de lazer, situada na confluência das ruas Mar das Antilhas com Mar da Noruega, tendo como intermediária a rua Mar do Norte, em Intermares. Em breve, a prefeitura de Cabedelo vai inaugurar rua com o nome da jornalista Nelma Figueiredo, ex-apresentadora de televisão e, ultimamente, do programa CBN João Pessoa, que morreu precocemente vítima de câncer. A propositura foi apresentada no legislativo cabedelense e aprovado por unanimidade.
Pai do advogado Caius Marcellus, que concorreu a cargo de desembargador, e de outros filhos, João Pereira de Lacerda era atuante como operador do Direito, tendo atuado em cidades como Sousa, Patos, Campina Grande, João Pessoa e Cabedelo. Natural de Sertânia, Pernambuco, e já falecido, ele foi um dos primeiros habitantes de Intermares, onde passou a residir a partir de 1986. Foi um dos fundadores da AMI a Associação de Moradores de Intermares, que promove reuniões periódicas para a discussão de problemas do bairro e encaminhamento às autoridades constituídas. Admirador de música clássica, João Pereira de Lacerda era, igualmente, admirador do ex-governador Tarcísio de Miranda Burity que, conforme ele dizia, foi quem deu dimensão a Intermares, tornando-o um recanto aprazível e um lugar procurado por turistas.
Por sua vez, a jornalista Nelma Figueiredo, que também residia em Intermares, demonstrava preocupações com os problemas que afetavam aquele bairro de Cabedelo. No período de chuvas, em meio a buracos nas ruas e pontos estratégicos, Nelma, natural de Brasília, mas descendente de família paraibana do Vale do Piancó, costumava fotografar as ruas alagadas ou interrompidas e postar imagens em redes sociais alertando as autoridades para a tomada de providências. Da mesma forma, valia-se do microfone da rádio CBN para interceder pelo equacionamento dos problemas, tendo sido, inúmeras vezes, atendida pelos setores competentes da prefeitura de Cabedelo. Nelma tinha um lado Cidadã muito forte, atesta o jornalista e apresentador da TV Tambaú, Aldo Schueller, que com ela foi casado, resultando dois filhos da união. Os trabalhos na Praça João Pereira de Lacerda foram executados em parceria com a iniciativa privada. O homenageado deixou viúva a senhora Maria Tereza Araújo, que continua morando no casarão próximo à praça que será inaugurada com o nome de Lacerda.
Nonato Guedes