Fontes do Partido dos Trabalhadores na Paraíba admitiram que a senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional da legenda, terá papel influente na posição a ser adotada em relação a apoio a candidatura ao governo do Estado nas eleições de outubro. Em tese, o PT local se inclina por uma composição em torno da pré-candidatura do ex-secretário João Azevedo, do PSB, nome in pectoris do governador Ricardo Coutinho, que o considera preparado para dar continuidade ao programa de governo executado em duas gestões empalmadas pelos chamados girassóis na Paraíba. Há resistências entre petistas, porém, quanto ao apoio a Azevedo, diante da perspectiva de que o candidato a vice seja o ex-senador Efraim Morais, presidente do diretório regional do Democratas.
Havia restrições, também, à inclusão na chapa de Azevedo do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo, ex-MDB, atual PSB, pré-candidato a uma vaga ao Senado. Ele chegou a ser qualificado de golpista por ter votado pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mas expoentes da cúpula estadual petista já admitiram ter superado resistências a Veneziano. Os petistas cobiçam a outra vaga ao Senado para o deputado federal Luiz Couto, que, no entanto, não confirma eventual postulação a cargo majoritário. O PT, mais uma vez, abre mão de lançar candidato ao governo estadual, pela ausência de quadros competitivos e também temendo o desgaste causado pelas prisões de líderes nacionais, como o próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, ainda ontem, o governador Ricardo Coutinho manifestou solidariedade ao ex-presidente Lula e reivindicou a sua soltura, fazendo coro com o desembargador Rogério Favreto, que determinado a libertação de Lula.
Enquanto isso, está confirmada para 05 de agosto a convenção do PSB que homologará a chapa majoritária para a disputa deste ano. No próximo sábado, a partir das 10h, haverá o encontro das Mulheres da região de Campina Grande, para mobilizar a militância e promover debate com pré-candidatas a cargos eletivos, segundo revelou Valquíria Alencar, secretária de Mulheres do PSB estadual. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba, já anunciou a realização da primeira semana de debates com pré-candidatos ao governo, com sabatinas individuais com cada postulante, no período de 16 a 20 deste mês, em sua sede, em João Pessoa. E o senador José Maranhão, pré-candidato a governador pelo MDB, não escondeu sua irritação com as insinuações de que poderá desistir da postulação. Aproveitou os desabafos para mandar um recado aos céticos: Minha candidatura será uma questão de honra para com o povo da Paraíba.
Nonato Guedes