Sem perder de vista o foco administrativo, que o tem levado a viagens frequentes a Brasília a fim de liberar recursos e assegurar a execução de obras públicas, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), concilia a rotina com a atuação política nos bastidores com vistas a fortalecer a candidatura do irmão gêmeo, Lucélio Cartaxo, ao governo do Estado. Lucélio substituiu Luciano no páreo, depois que o prefeito ficou agastado com a demora de partidos de oposição em definir uma candidatura de consenso. O prefeito decidiu, então, permanecer no exercício do cargo até o último dia do mandato, enquanto Lucélio avançou nos contatos políticos, chegando a definir a companheira de chapa, que será a doutora Micheline Rodrigues, mulher do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), que também se insinuou à disputa ao governo pelo bloco oposicionista mas desistiu.
Luciano Cartaxo, em recentes declarações, considerou forte a rede de alianças partidárias em construção para apoio à pré-candidatura de Lucélio. Explicou que já são sete partidos que dão suporte a essa coligação, tornando a candidatura do irmão irreversível e com potencial agregador, pela representatividade que confere a João Pessoa, Campina Grande, Sertão e outras regiões estratégicas da Paraíba. Numa de suas últimas viagens à Capital Federal, o prefeito esteve no Ministério das Cidades, promovendo o projeto Mais Asfalto. Afirmou a jornalistas: São recursos que estamos buscando para criar e renovar a malha asfáltica em bairros de João Pessoa, que é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Pelo seu diagnóstico, foi uma semana extremamente positiva em Brasília, pelo saldo positivo dos contatos e de gestões encaminhadas.
Na agenda de trabalho que cumpriu na Esplanada dos Ministérios, o prefeito Luciano Cartaxo esteve no Turismo. Lembrou que João Pessoa foi a primeira cidade do Nordeste a receber o selo Prodetur Mais Turismo, para investimento na infraestrutura turística, permitindo acesso diferenciado para a obtenção de financiamentos através do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social BNDEs. Para Luciano, a elaboração de projetos viáveis por parte de equipes técnicas da prefeitura de João Pessoa tem sido fundamental para a tramitação e liberação de pleitos junto a ministérios, órgãos do governo federal e, inclusive, junto a organismos internacionais. A credibilidade do conceito de gestão que estamos colocando em prática é outra referência que favorece a atração de investimentos, menciona o alcaide pessoense.
Em relação às perspectivas da campanha eleitoral ao governo, Luciano Cartaxo acredita que o esquema de forças montado em torno da chapa Lucélio-Micheline é respeitável, referindo-se, também, a inúmeros prefeitos e líderes municipais que estariam tomando partido por essas candidaturas por e identificarem com o projeto de construção de uma nova Paraíba. Ele salienta que o Estado vivencia o período de fechamento de ciclos administrativos que já tiveram sua vez e não oferecem nada de novo à população paraibana. Há expectativa positiva em prol de novas ações, e isto está bem configurado nas propostas da chapa encabeçada por Lucélio, conclui o prefeito.
Nonato Guedes