O Senador Raimundo Lira (PSD-PB) ganhou destaque em documentário que está sendo produzido pela TV Senado sobre os 30 anos da promulgação da Constituição Brasileira de 1988. O documentário será exibido em breve, contado fatos históricos do período em que a Constituição foi elaborada.
Esta semana Lira concedeu entrevista à emissora, por ter sido Senador Constituinte, ajudando a elaborar a Cara Magna do País, que consolidou a democracia no Brasil depois de mais de 21 anos de Regime Militar.
Na entrevista, Lira falou sobre o então presidente do Congresso Nacional, Ulysses Guimarães, considerado pelo senador paraibano como o Pai da Constituição, também batizado de Senhor Constituinte, um dos principais protagonistas da redemocratização do Brasil.
A Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988, tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. Após 21 anos de regime militar, a sociedade brasileira recebia uma Constituição que assegurava a liberdade de pensamento. Foram criados mecanismos para evitar abusos de poder do Estado.
A Assembleia Nacional Constituinte, convocada em 1985 pelo presidente José Sarney, trabalhou durante 20 meses. Participaram 559 parlamentares (72 senadores e 487 deputados federais), com intensa participação da sociedade.