A cidade de Campina Grande, que é o segundo maior colégio eleitoral do Estado, poderá vir a contar, novamente, com reforço de tropas do Exército para garantir as eleições de outubro. A cidade tem um histórico de acirramento político e, desde 2014, tornou-se frequente a requisição de tropas federais. Agora, o pedido já foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral desde maio, para que o padrão se repita no pleito vindouro.
A Polícia Militar informa que tem condições de dar segurança mas não faz qualquer objeção a reforço por parte de soldados do Exército. Na tarde de ontem, foi promovida uma reunião com diversos órgãos objetivando definir estratégias de segurança na Rainha da Borborema. Responsável pela propaganda eleitoral de rua, o juiz Horácio Ferreira explicou que a antecipação do pedido de tropas federais deu-se justamente pela convocação da Justiça Eleitoral para que os magistrados se manifestassem a respeito.
– O pedido se deve ao fato do próprio Tribunal, antecipadamente, ter solicitado anos, juízes, que nos manifestássemos acerca de tropas. E como temos um histórico de tropas em Campina Grande em todas as eleições, desde 2004, achamos por bem já inserir esse pedido enfatizou o magistrado.